Aviões europeus jogaram hoje toneladas de águas sobre as chamas do incêndio florestal que desde ontem atinge o Monte Carmel, perto da cidade de Haifa, no Norte de Israel. Há suspeitas de que o incêndio seja criminoso. Pelo menos 41 pesoas morreram.
Mais de 15 mil pessoas foram removidas da região, mas alguns moradores de kibbutzim se recusaram a abandonar suas casas e aldeias.
Todos os mortos estavam num ônibus com agentes penitenciários que tentavam resgatar prisioneiros palestinos detidos numa prisão próxima.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, agradeceu a ajuda prestada por 13 países. Mas o colunista político Aluf Benn, do jornal liberal Haaretz, criticou a incapacidade de Israel de apagar o fogo, dizendo que o incêndio mostra que o países não está preparado para enfrentar um ataque em massa de inimigos como o Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário