O Supremo Tribunal de Justiça do Iraque mandou hoje o parlamento se reunir, declarando inconstitucional o impasse de sete meses para formação de um novo governo depois das eleições de 7 de março de 2010, . Agora, os deputados têm prazo de duas semanas para retomar as atividades parlamentares.
A maioria dos deputados está boicotando a Assembleia Nacional enquanto as diferentes facções não chegam a um acordo.
Os blocos mais votados foram do primeiro-ministro Nri al-Maliki e do ex-primeiro-ministro Ayad Allawi. Até hoje, nenhum dois dois foi capaz de obter apoio da maioria absoluta dos deputados para formar o novo governo.
Allawi acusa o atual governo de ter leiloado licenças de exploração de petróleo e gás sem ter autoridade para isso e promete anulá-las se chegar ao poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário