Depois de 15 anos, a Suíça termina de abrir o maior túnel do mundo, de 57 km, para permitir a passagem de 300 trens por dia e desafogar o tráfego nas estradas.
Centenas de trabalhadores festejaram quando a gigantesca broca concluiu hoje a perfuração e as duas partes se encontraram. O Túnel de São Gotardo deve entrar em operação em 2017.
Os trens de passageiros poderão atingir uma velocidade de 250 quilômetros por hora e os de carga de 160 km/h.
Até agora, o maior túnel do mundo era o Seikan, no Japão, ligando as ilhas de Honshu e Hokkaido, as principais do país, com 54 km, seguido pelo Túnel da Mancha, de 50 km.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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