terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ex-chanceler de Saddam é condenado à forca

O ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro do Exterior do Iraque Tarek Aziz, considerado a face civilizada da ditadura de Saddam Hussein, foi condenado à morte na forca por perseguição aos xiitas.

Aziz ganhou notoriedade depois da invasão do Kuwait pelo Iraque, em agosto de 1990. Durante meses, ele tentou, sem sucesso, evitar a primeira Guerra do Golfo.

Em 2003, quando ficou evidente que os Estados Unidos invadiriam o Iraque, o então chanceler recorreu até ao papa João Paulo II, sem dissuadir o presidente George W. Bush de ir à guerra. Ele se entregou às autoridades militares americanas pouco depois da queda de Bagdá.

No tribunal, chegou a ser testemunha de defesa de Saddam, enforcado em 30 de dezembro de 2006 por crimes contra a humanidade.

Tarek Aziz já tinha sido condenado a 15 anos de prisão pela morte de 42 comerciantes acusados de manipular preços em 1992, quando o Iraque enfrentava um embargo internacional. Também foi sentenciado a sete anos de cadeia pela campanha contra os curdos, no Norte do país.

Agora, foi condenado a morte por assassinatos, tortura e desaparecimento de pessoas para tentar acabar com partidos religiosos xiitas, inclusive o Dawa, do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Nenhum comentário: