sábado, 23 de outubro de 2010

G-20 aprova reforma do FMI

A União Europeia concordou hoje em ceder 6% dos votos no Fundo Monetário Internacional para países emergentes, dentro de uma reforma histórica acertada durante a reunião dos ministros das Finanças e presidente de bancos centrais do Grupo dos Vinte (19 países mais ricos do mundo e a UE).

Ganharam os grandes emergentes conhecidos como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Os quatro estão entre os dez países com mais votos no FMI.

O comunicado final do encontro apenas recomendou aos países que "evitem desvalorizar suas moedas com objetivos competitivos", adotem políticas para promover o crescimento global, reduzam os desequilíbrios e submetam os resultados à revisão de outros países.

Ficou longe da proposta do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, limitar o saldo comercial de cada país a 4% do produto interno bruto (toda a riqueza produzida no país menos as importações).

A medida foi considerada "irrealista" pelo Japão e antimercado pela Alemanha, dois países ricos com expressivos saldos comerciais.

Nenhum comentário: