sábado, 30 de outubro de 2010

Democratas devem perder maioria na Câmara

Apesar do esforço de última hora do presidente Barack Obama, todas as pesquisas indicam que o Partido Republicano vai vencer as eleições de 2 de novembro e recuperar a maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, perdida nas eleições de 2008.

As últimas pesquisas dão aos candidatos conservadores entre 43% e 49% dos votos. Isso significa que a oposição deve recuperar o controle da Câmara e ganhar cadeiras no Senado.

Estão em jogo todas as 435 vagas de deputado e 37 das 100 cadeiras no Senado, 19 democratas e 18 republicanas. É muito possível que a oposição consiga tirar a vantagem de 59 a 41 que o Partido Democrata tem hoje no Senado.

Na Câmara, os democratas têm hoje 255 deputados contra 178 republicanos. Todas as pesquisas indicam que a oposição fará maioria. Isso devem complicar bastante a agenda legislativa do presidente Barack Obama. Os republicanos farão de tudo para seu governo fracassar, ele ser presidente de um só mandato e eles retomarem a Casa Branca em 2012.

Mais da metade dos entrevistados desaprovam o governo Barack Obama. Uma ampla maioria está insatisfeita com a economia dos EUA. O maior problema é o desemprego.

As taxas de crescimento baixas e o consumo sufocado por dívidas passadas mantêm a maior economia do mundo num ritmo lento que impede a recuperação do mercado de trabalho.

Sem emprego, a popularidade de Obama está em baixa.

Nenhum comentário: