O vice-presidente da China, Xi Jinping, foi nomeado vice-presidente da Comissão Militar do Comitê Central do Partido Comunista, que controla o Exército Popular de Libertação, numa indicação de que deve suceder o atual presidente, Hu Jintao.
A promoção foi noticiada pela imprensa oficial chinesa hoje, último dia de uma reunião plenária do Comitê Central do PC para discutir o próximo plano quinquenal de desenvolvimento e encaminhar a sucessão de Hu.
Como vice-presidente, Xi já era o nome mais cotado para novo dirigente máximo da China. Agora, espera-se que Xi seja eleito secretário-geral do PC chinês em 2012 e presidente a partir de 2013.
Xi Jinping tem 57 anos. Foi prefeito de Xangai, a maior cidade chinesa, antes de se tornar membro da Comissão Permanente do Comitê Central. A Comissão Militar Central é poderosa.
Quando era o homem-forte do partido e do país mas não tinha cargos de presidente, primeiro-ministro ou líder do PC, Deng Xiaoping presidiu a Comissão Militar Central. Por isso, afirmou num debate com o secretário-geral Zhao Ziyang, durante a revolta na Praça da Paz Celestial, em 1989, que tinha 3,2 milhões de homens do seu lado, os soldados do Exército Popular de Libertação.
Além do crescimento, a maior preocupação do regime comunista chinês é com a crescente desigualdade de renda, capaz de gerar tensões na sociedade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário