quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Piñera aproveita maior palanque do mundo

O presidente conservador Sebastián Piñera, homem mais rico do Chile, não perdeu o chance de ocupar o maior palanque do mundo hoje, a mina de San José, em Copiapó.

"Aprendemos o valor da fé, da fé em Deus, em nosso país e em nós mesmos", declarou o presidente chileno no palanque armado perto da mina, depois do resgate do primeiro dos 33 mineiros enterrados vivos desde 5 de agosto de 2010.

Piñera, um bilionário, o homem mais rico do Chile, foi o primeiro presidente de direita eleito no Chile desde 1958. Logo depois de sua posse, em março de 2010, o país foi atingido pelo violento terremoto de Concepción.

O acidente com os mineiros lhe deu a oportunidade de se afirmar reafirmando a identidade nacional: "Oxalá o exemplo dos mineiros fique conosco para sempre. Quando o Chile se une, é capaz de grandes coisas.

Até agora, a operação é um sucesso. Os mineiros têm convites para jogos do Real Madrid e do Manchester United, e férias em ilhas gregas. Vão ganhar US$ 10 mil de um fundo criado por um milionário chileno, contratos para vender entrevistas e livros, e até um filme de Hollywood.

Eles devem processar a empresa mineradora e o Estado chileno, que permitiu a reabertura de uma mina centenária sem a instalação dos equipamentos de segurança necessários.

Seu maior desafio será voltar à realidade quando os luzes se apagarem e os repórteres e puxa-sacos foram embora. Quem for esperto vai guardar e aplicar o dinheiro.

O segundo mineiro, Mario Sepúlveda, de 40 anos, começa a subir. É o mais extrovertido, apelidado pelos companheiros de "repórter do inferno".

Boa sorte!

Nenhum comentário: