domingo, 16 de maio de 2010

Santos quer governar Colômbia com verdes

O ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, candidato do presidente Álvaro Uribe à presidência da Colômbia na eleição de 30 de maio, convidou o partido de seu maior rival, Antanas Mockus, para participar de seu governo, caso saia vencedor.

Mockus, ex-prefeito de Bogotá, se tornou a sensação da campanha ao polarizar a disputa com o candidato de um governo com alta popularidade por causa do combate decidido aos grupos guerrilheiros de esquerda, sobretudo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Como um dos estrategistas dessa vitória, Santos deveria ser o beneficiário direto e herdeiro da política de "segurança democrática" de Uribe, que nega legitimidade aos grupos armados de esquerda.

Foi atropelado por Mockus, mas se recuperou e voltou a assumir a liderança em algumas pesquisas que ainda indicam empate técnico entre os dois favoritos.

A ascensão do candidato verde indica que os colombianos confiam que a longa guerra civil acabou ou está chegando ao fim e que o ambientalismo é uma questão política central do século 21.

Nenhum comentário: