terça-feira, 11 de maio de 2010

Cameron é o novo primeiro-ministro britânico

O líder conservador, David Cameron, foi indicado pela rainha Elizabeth II para formar um novo governo e já é o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Aos 43 anos, Cameron é o mais jovem chefe de governo britânico desde Lorde Liverpool, que assumiu o cargo aos 24 anos em 1812.

No início da noite, a bancada do Partido Liberal-Democrata aprovou por aclamação a aliança com o Partido Conservador para formar o primeiro governo britânico de coalizão depois da Segunda Guerra Mundial.

Seu líder, Nick Clegg já tinha sido indicado vice-primeiro-ministro na audiência do líder conservador com a rainha.

Como os conservadores elegeram mais de 300 deputados na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico nas eleições de 6 de maio de 2010, ocupam as pastas mais importantes.

Cameron nomeou o ex-líder conservador William Hague para ministro do Exterior e o deputado George Osborne para ministro das Finanças, cargos que já ocupavam no governo paralelo da oposição conservadora.

Uma das tradições da política britânica é o chamado governo paralelo. Quando um partido está na oposição, tem um deputado designado para fiscalizar e fazer sombra ao ministro de cada pasta.

Cada partido tem um porta-voz para Finanças, outro para Relações Exteriores, assim como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Interior.

Se o partido chega ao poder, os ministros do governo paralelo são os principais candidatos a ministro no governo de verdade.

Nenhum comentário: