O Banco de Desenvolvimento da Ásia reduziu suas previsões de crescimento para as economias emergentes asiáticas (todas, menos o Japão) para 5,8% em 2009. Fica abaixo dos 6,9% esperados este ano, dos 9% de 2007 e da previsão anterior para 2009, feita em setembro, de um crescimento de 7,2%.
Na próxima ano, pela previsão do BDA, a China deve crescer 8,2% e a Índia 6,5%.
Os primeiros-ministros do Japão, Taro Aso, e da China, Wen Jiabao, e o presidente da Coréia do Sul, Lee Myung Bak, vão se reunir neste sábado em Fukuoka, no Japão, em busca de saídas. O encontro já está sendo chamado de Cúpula da Impopularidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário