O primeiro-ministro do Quênia, Raila Odinga, defende o uso da força para derrubar o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe. Ele pediu à sociedade internacional que "atenda aos apelos dos povos da África e acabe com o reinado assassino de Rober Mugabe".
As Nações Unidas estimam que mais da metade da população zimbabuana precisa de água e comida. O país sofre com uma epidemia de cólera que matou cerca de 600 pessoas desde agosto.
Para Odinga, "a crise no Zimbábue chegou a um aponto onde mais inação da União Africana e da comunidade internacional constitui nada menos do que um crime contra a humanidade".
Ele entende que "a UA deve aprovar uma resolução para enviar tropas ao Zimbábue. Se não houve forças disponíveis, a AU deve pedir à ONU que mande tropas para o Zimbábue imediatamente para assumir o controle do país e garantir a ajuda humanitária de emergência para evitar que a população morra de cólera e de fome".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário