Por 237 a 171, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou agora à noite uma ajuda de US$ 14 bilhões para salvar as três grandes empresas automobilísticas do país: a General Motors, a Ford e a Chrysler.
Mas os empréstimos de emergência não estão garantidos. A bancada republicana no Senado quer derrubar o projeto.
Na Câmara, 20 democratas se juntaram a 151 republicanos para votar contra.
Os republicanos rejeitam ideologicamente a intervenção do Estado na economia e são obrigados a explicar a seu eleitorado conservador os gastos trilionários para vencer a crise. Preferem ver a indústria automobilística pedir concordata. Alegam que é a única maneira de promover uma mudança real.
Pelo plano aprovado na Câmara, as Três Irmãs de Chicago têm até 31 de março para apresentar projetos detalhados sobre como pretendem recuperar a produtividade investindo em carros mais ecológicos. A GM promete iniciar a comercialização de carros elétricos a partir de 2010.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário