O Banco do Japão acaba de cortar sua taxa básica de juros de 0,3% para 0,1% ao ano, numa tentativa de enfraquecer o iene e impulsionar a retomada do crescimento econômico.
De 1999 a 2006, o país adotou uma política de juro zero para combater um misto de deflação com estagnação econômica, sem muito sucesso. Essa política só funcionou em conjunto com outras, adotadas a partir da posse do primeiro-ministro Junichiro Koizumi, em 2001, incluindo um saneamento financeiro.
Além da recessão, as grandes empresas japonesas, como Toyota, Sony, Honda, Canon, sofrem com a valorização da moeda do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário