Primeiro, foi o presidente eleito, Barack Obama. Agora há pouco, todos os 50 senadores da bancada democrata no Congresso dos Estados Unidos pediram a renúncia do governador de Illinois, Rod Blagojevich, acusado de negociar a sucessão à vaga de Obama no Senado, onde representava Illinois.
Quando o governador foi preso, na terça-feira, 9 de novembro de 2008, Obama declarou que seria "inapropriado" fazer mais comentários. Ontem, diante das evidências estarrecedoras reveladas nas gravações dos telefonemas de Blagojevich, o presidente eleito resolveu tomar uma posição clara e inequívoca.
Mais de mil pessoas foram condenadas por corrupção no estado de Illinois desde os anos 70, inclusive três governadores. Durante a campanha, o candidato republicano, senador John McCain, sugeriu diversas vezes que Obama não é um santo porque se formou politicamente no Partido Democrata em Chicago, uma grande cidade americana com presença histórica da máfia.
Se não renunciar, Blagojevich será submetido a um processo de impeachment.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário