O FBI (Federal Bureau Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, revelou hoje que o "candidato nº 5" à vaga no Senado aberta com a eleição de Barack Obama para presidente é o deputado Jesse Jackson Junior. A expressão foi usada pelo governador de Illinois, Rod Blagojevich, preso e acusado de corrupção, em telefonema gravados como prova do crime.
Pela lei estadual de Illinois, em caso de vacância de cadeiras do estado no Senado no meio do mandato, não há nova eleição. Como não há suplentes, cabe ao governador indicar o senador.
Entre vários delitos, como retardar uma doação de US$ 8 milhões para a construção de um hospital público infantil para barganhar uma comissão, Blagojevich estava vendendo a cadeira de Obama.
"Fomos abordados na base de 'pagar para jogar'. Ele me levantaria 500 mil. Veio um emissário. Então o outro cara me daria um milhão se eu o nomeasse senador", diz Blagojevich em um telefonema grampeado pelo FBI.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário