Há exatamente 30 anos, durante uma reunião da liderança do Partido Comunista da China, o dirigente Deng Xiaoping, reabilitado depois da Revolução Cultural (1966-76), derrotou os maoístas na disputa interna e lançou o programa das quatro modernizações, início da abertura econômica chinesa.
É o maior e mais rápido crescimento econômico da História e também a maior experiência de redução da pobreza. Cerca de 200 milhões de chineses saíram da pobreza com o desenvolvimento do país.
Houve cerimônia em Pequim, com discurso do presidente Hu Jintao falando sobre como o partido deve combater a burocracia e a corrupção.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário