Pelo terceiro dia seguido, milhares de jovens enfrentaram a polícia da Grécia, acusada pela morte, no sábado, de um adolescente de 15 anos.
A violência foi maior em Atenas, onde centenas de estudantes atacaram a polícia, carros e prédios com bombas incendiárias. Também houve confronto em Tessalônica, a segunda maior cidade grega, no porto de Pireu e nas ilhas de Creta e Corfu, num total de 11 cidades.
Em Atenas, até a árvore de Natal de praça central da cidade foi queimada.
O governo direitista do partido Nova Democracia, do primeiro-ministro Kostas Karamanlis, tem maioria de apenas um voto no parlamento e está sob forte pressão da esquerda para renunciar.
Para quarta-feira, há uma greve geral de 24 horas convocada pelos sindicatos e o Partido Comunista em protesto contra a reforma da Previdência
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário