O desempenho da segunda maior economia do mundo no terceiro trimestre de 2008 foi bem pior do que estimado anteriormente. De julho a setembro, o Japão produziu 0,5% a menos do que no trimestre anterior, o que projeta uma taxa anual de 1,8% de decrescimento.
Pela estimativa anterior, a queda do segundo para o terceiro trimestres teria sido de apenas 0,1%, projetando uma contração de 0,4% ao ano, o que significaria uma recessão suave.
Como os novos dados indicam, a recessão deve ser longa e profunda, depois do mais longo período de crescimento da economia japonesa no pós-guerra. O ciclo de expansão começou em 2001 e terminou agora, com a crise financeira global.
Nos dois últimos trimestres, a economia japonesa encolheu, o que caracteriza uma recessão.
A Bolsa de Tóquio subiu 0,8% com alta da indústria automobilística por causa da expectativa de aprovação de uma ajuda de emergência do Congresso dos Estados Unidos a General Motors, Ford e Chrysler no valor de US$ 15 bilhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário