A família, a televisão e uma grande manifestação de xiitas no Sul de Bagdá pediram ontem a libertação de Muntazer al-Zaidi, o jornalista iraquiano que jogou dois sapatos contra o presidente George W. Bush durante uma entrevista coletiva no domingo na capital do Iraque.
Al-Zaidi, que foi preso e torturado na anarquia que se seguiu à ocupação americana, teria a intenção de humilhar o presidente dos Estados Unidos.
Na Cidade de Sáder, um grande bairro pobre xiita na periferia sul de Bagdá, cerca de 10 mil pessoas marcharam em protesto contra a prisão do repórter da TV Al Baghdaddia, sediada no Egito. Um sapato foi pendurado num poste com a expressão: "Fora, EUA". Bandeiras americanas foram queimadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário