Em uma nova indiscrição do WikiLeaks capaz de abalar as relações entre Estados Unidos e Rússia, documentos vazados pela organização não governamental revelam que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se preparou para uma possível ofensiva militar russa contra os chamados países bálticos, as ex-repúblicas soviéticas da Estônia, Letônia e Lituânia.
O plano, mostram os memorandos do Departamento de Estado, foi feito a pedido desses países depois da guerra entre a Rússia e a ex-república soviética da Geórgia, em agosto de 2008.
A Rússia considera as ex-repúblicas soviéticas, que chama de "exterior próximo", sua zona de influência. É o sonho do primeiro-ministro e homem-forte do país, Vladimir Putin, um ex-chefe do serviço secreto, o antigo KGB: restaurar o poder imperial da União Soviética.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário