O eixo de países bolivaristas da América Latina - Venezuela, Cuba, Bolívia e Equador - tentou aproveitar o vazamento de mais de 251 mil documentos secretos do Departamento de Estado americano para atacar os Estados Unidos.
Para o ministro do Exterior cubano, Bruno Rodríguez, os memorandos são "escandalosos" e mostram uma "diplomacia imperial, cheia de arrogância, cinismo e hipocrisia".
Eles queriam incluir no documento final da Conferência de Cúpula Ibero-Latino-Americana realizada nos dias 3 a 4 em Mar del Plata, na Argentina, um repúdio à diplomacia dos EUA. Brasil, Argentina e México vetaram.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário