sexta-feira, 4 de junho de 2010

EUA fazem treinamento militar na Coreia do Sul

As forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul fizeram ontem um treinamento militar de ataque aéreo com helicópteros de combate Apache equipados com mísseis.

Em Genebra, na Suíça, durante reunião da comissão de desarmamento das Nações Unidas, um diplomata da Coreia do Norte advertiu que "a tensão é tamanha que a guerra pode começar a qualquer momento" na Península Coreana.

Os países não assinaram até hoje um tratado de paz para encerrar as hostilidades da Guerra da Coreia (1950-53). Tecnicamente, continuam em guerra.

A tensão aumentou nas últimas duas semanas, desde que uma comissão internacional concluiu que um torpedo norte-coreano afundou um navio de guerra sul-coreano em 26 de março, matando 46 marinheiros.

Na base aérea de Kunsan, a 200 quilômetros ao sul de Seul, a capital sul-coreana, os militares americanos preparam seus helicópteros de combate. O treinamento foi realizado sobre o mar. A ordem é clara: ficar de prontidão para responder a uma possível agressão norte-coreana.

Para mostrar que também está mobilizada, a Coreia do Norte apresentou na televisão estatal várias manifestações de massa organizadas pelo regime comunista.

Nenhum comentário: