quinta-feira, 3 de junho de 2010

Robô consegue serrar oleoduto danificado

Depois de várias tentativas fracassadas, um robô conseguiu hoje serrar o oleoduto que está vazando petróleo há 45 dias no Golfo do México.

"Tenho boas notícias", declarou o almirante Thad Allen, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, responsável por supervisionar as operações da companhia de petróleo BP, a antiga British Petroleum, já que o governo não tem os equipamentos necessários para operar a 1,5 mil metros no fundo do mar.

"Acabamos de serrar o duto", acrescentou. "O próximo passo será colocar uma câmara de contenção sobre o vazamento" para tentar sugar o petróleo até navios parados na superfície.

Agoira há pouco, a BP informou que já colocou a câmara, uma espécie de funil invertido ligado a um duto. Só amanhã será possível saber se o problema foi realmente controlado.

Desde 20 de abril, quando a plataforma Horizonte de Águas Profunda pegou fogou e afundou, depois de várias explosões, matando 11 petroleiros, estima-se que 80 milhões de litros de petróleo bruto tenham vazado no Golfo do México.

A BP perdeu um terço de seu valor de mercado, cerca de 46 bilhões de libras, mais de R$ 120 bilhões.

Nenhum comentário: