O presidente Barack Obama vai sobrevoar a mancha de petróleo criada por um vazamento no Golfo do México e visitar a região atingida pela maré negra, no Sul dos Estados Unidos.
A mesma área foi arrasada pelo furacão Katrina em 2005. Na época, o então senador Obama foi pessoalmente ajudar as vítimas de Nova Orleans, onde a população e pobre foi a mais castigada, enquanto o governo George W. Bush era acusado de omissão.
Obama decretou estado de calamidade pública nacional para que o governo federal possa mobilizar todos os recursos disponíveis para combater o que pode ser o pior acidente da indústria petrolífera na História dos EUA.
Hoje foi revelado que a companhia de petróleo BP não tinha seguro para a plataforma Deepwater Horizon (Horizonte de Águas Profundas), que explodiu há 11 dias, matando 11 petroleiros e causando o vazamento de mais de 900 mil litros de petróleo por dia no mar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário