O ministro da Defesa da Colômbia anunciou agora há pouco a libertação da ex-senadora e ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt, seqüestrada há seis anos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, junto com três americanos e outros 11 reféns.
A operação foi descrita como um grande sucesso. Sem disparar um tiro, agentes secretos do Exército da Colômbia infiltrados nas FARC, pela descrição do governo colombiano, convenceram os guerrilheiros a colocar os reféns em um helicóptero de uma organização fictícia para uma falsa ação humanitária. Eles seriam levados primeiro ao comandante supremo das FARC, Alfonso Cano.
Logo depois da decolagem, os agentes, que teriam chegado armados com camisetas com Che Guevara para se aproximar das FARC, dominaram os dois guerrilheiros levados para bordo e anunciaram que era uma operação do Exército Nacional da Colômbia.
É mais um duro golpe nas FARC, que parecem derrotadas como força militar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário