segunda-feira, 31 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 31 de Março

 REIS CATÓLICOS EXPULSAM JUDEUS

    Em 1492, depois de libertar a Espanha, em 2 de janeiro, de quase 800 anos de invasão muçulmana, os reis católicos, Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, baixam o Decreto de Alhambra, expulsando todos os judeus do reino.

Por mais de um século antes do Decreto de Alhambra, há massacres e atos de violência individual contra judeus e leis antissemitas na Espanha católica. Muitos judeus se convertem ao cristianismo. São os cristãos novos. A conversão e as mortes reduzem a população judaica.

Em 1478, Fernando e Isabel introduzem a Inquisição, sob o pretexto de livrar a Espanha dos hereges. Além de forçar as conversões, a Igreja persegue quem continua praticando o judaísmo em segredo com grande violência.

A pedido do grande inquisidor Tomás de Torquemada, o mais notório torturador e assassino do Santo Ofício, depois de anos de pressão, os monarcas decidem expulsar os judeus da Espanha e dão prazo até o fim de julho para que saiam do país.

Muitos se convertem. Pelo menos 40 mil fogem da Espanha. Algumas estimativas falam em centenas de milhares. Muitos pagam passagens de navio e são jogados no mar por capitães espanhóis.

O Império Otomano recebe os judeus da Espanha, mas outros países da Europa os tratam com a mesma crueldade dos espanhóis. Muitos vão para Portugal, onde o rei Dom João II cobra dois escudos de cada imigrante. 

Um novo rei, Dom Manuel I, ascende ao trono em 1495 e se casa com a princesa Isabel de Castela, filha dos reis católicos, que exigem a expulsão de todos os hereges (muçulmanos e judeus). Em 5 de dezembro de 1496, o rei expulsa os judeus e dá prazo até 31 de outubro de 1497 para que deixem Portugal.

Como precisa do capital e do conhecimento técnico dos judeus, quase todos alfabetizados e com conhecimento de matemática, Dom Manuel tenta promover uma conversão em massa, mas a maioria dos judeus decide sair do país.

O rei fecha todos os portos, menos Lisboa, onde se concentram 20 mil judeus à espera de um navio. Dom Manuel manda sequestrar todas as crianças judias de menos de 14 anos para serem educadas por famílias cristãs.

Quando o prazo se esgota, os judeus que ficam são arrastados por multidões insufladas por fanáticos religiosos até pias batismais.

Destes batismos forçados, surgem os marranos ou criptojudeus, que praticam o judaísmo clandestinamente e em público professam a fé católica. Os cristãos novos nunca são bem aceitos.

Em 1506, durante um surto da peste bubônica, há o Pogrom de Lisboa, um massacre de judeus com mais de 2 mil mortes, seguido de nova fuga em massa, principalmente para a Holanda e a Alemanha, e também para o Sul da França, a Inglaterra e o Oriente Médio.

NASCIMENTO DE DESCARTES

    Em 1596, nasce em Le Haye, na França, o matemático, cientista e filósofo René Descartes, mestre do racionalismo, considerado e fundador da filosofia moderna, autor da frase "penso, logo existo."

Descartes abandona a escolástica aristotélica, formula uma versão moderna do dualismo entre corpo e mente, e defende o desenvolvimento de uma nova ciência baseada na observação e experimentação. No Discurso do Método, ele propõe a "dúvida metódica" como meio de chegar à verdade.

Em 1604, René vai para um colégio jesuíta em La Flèche, onde 1,2 mil jovens do sexo masculino recebem educação para carreiras como engenharia militar, direito e administração pública. Além de ciências, matemática e metafísica, o estudo inclui música, poesia, dança, esgrima e andar a cavalo.

Dez anos depois, Descartes vai para Poitiers, onde se forma em direito em 1616, em meio à revolta dos huguenotes contra o rei Luís XIII. O pai quer que ele seja membro do Parlamento, mas a idade mínima é 27 anos e ele tem apenas 20.

Em 1618, vai para Breda, na Holanda, Descartes estuda ciência e matemática, e escreve o Compêndio de Música. Quando está na Boêmia, em 1619, inventa a geometria analítica, um ramo da matemática que usa a álgebra para resolver problemas geométricos e a geometria para resolver problemas de álgebra.

De 1619 a 1628, ele viaja pelo Sul da Europa, onde diz ter aprendido "o livro da vida". Em 1637, ele formula o Discurso do Método, com quatro regras básicas:

  • Não tomar como verdade nada que não seja evidente.
  • Dividir os problemas em partes mais simples.
  • Começar a resolver problemas das partes mais simples para as mais complexas.
  • Reavaliar o raciocínio.
Ele morre em Estocolmo, na Suécia, em 11 de fevereiro de 1650, aos 53 anos.

NASCIMENTO DE HAYDN

    Em 1732, o compositor Franz Joseph Haydn, um dos nomes mais importantes da música clássica no século 18, nasce em Rohrau, na Áustria.

A família é humilde. O pai é um marceneiro fabricante de rodas. A mãe cozinha para os senhores da cidade. Desde criança, Haydn revela talento para a música. Aos seis anos, um primo que é diretor de escola e mestre do coro o leva para a igreja, onde o pequeno Franz Joseph canta no coral e aprende vários instrumentos.

Aos 8 anos, o diretor musical da Catedral de Santo Estêvão, em Viena, o convida para ser corista da igreja mais importante da capital austríaca e do Sacro Império Romano-Germânico. Quando a voz muda na adolescência, Haydn é demitido. Aos 17 anos, está na miséria.

Enquanto sobrevive conseguindo bicos como músico, Haydn estuda e conhece o compositor e professor de canto italiano Nicola Porpora, que lhe dá aulas de voz e corrige suas composições. Faz contato com a nobreza ao tocar para a aristocracia. 

Em 1758, Haydn se torna diretor musical do Conde Ferdinando Maximilian von Morzin. da Boêmia. À frente de uma orquestra de 16 músicos, Haydn compõe sua primeira sinfonia. Sua carreira decola quando ele vai trabalhar para o Príncipe Pal Antal Esterhazy. A família Esterhazy é uma das mais poderosas do Sacro Império. Até a morte, Haydn trabalha para eles.

Numa das viagens a Viena, Haydn conhece Wolfgang Amadeus Mozart. Os dois ficam amigos e se influenciam. Mozart aprende a compor quartetos com Haydn.

Haydn chega à Inglaterra no Ano Novo de 1791 para um ano e meio de grande produção. Ele compõe em Londres 12 sinfonias que são suas melhores obras para orquestra. Em junho de 1792, vai para a Alemanha. Conhece em Bonn o jovem Ludwig van Beethoven, de 22 anos, e o leva para ser seu aluno. Numa carta ao preceptor de Beethoven, o prefeito de Colônia, Haydn escreve: "Beethoven um dia será considerado um dos maiores compositores da Europa e terei orgulho de ser chamado de seu professor."


ABERTURA DO JAPÃO

    Em 1854, sob pressão do almirante Matthew Parry, que ameaça bombardear o porto de Tóquio, o Japão assina o Tratado de Kanagawa e se abre ao comércio com os Estados Unidos depois de 215 anos de fechamento durante o Xogunato Tokugawa (1603-1868).

O almirante Perry entra na Baía de Tóquio em julho de 1853 com uma frota de navios de guerra e exige a abertura do Japão. Volta em fevereiro para negociar o tratado. Tenta falar com o imperador, mas acaba negociando com o xogum Ieyoshi Tokugawa. Com o tratado, o Japão abre os portos de Shimoda e Hakodate aos navios dos EUA.

Em 1858, os EUA e o Japão assinam um Tratado de Amizade e Comércio. Essa abertura comercial feita com a diplomacia das canhoneiras causa uma revolução. É o fim da Idade Média no Japão. Em 1868, acaba o xogunato. Vem a Restauração Meiji, que restitui o poder ao imperador.

Para não ser dominado pelo colonialismo, o Japão se ocidentaliza e se industrializa. Ao vencer a China na Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894-95), acaba com a ordem sinocêntrica de 2 mil anos no Leste da Ásia. Derrota a Rússia na Guerra do Pacífico ou Guerra Russo-Japonesa (1904-5).

INAUGURAÇÃO DA TORRE EIFFEL

    Em 1889, para festejar o centenário da Revolução Francesa de 1789, a Torre Eiffel, obra do engenheiro Gustav Eiffel, é inaugurada em Paris. 


Mais de 100 projetos são apresentados quando a França prepara as festividades. O vencedor é uma torre de 300 metros quase toda construída com ferro forjado de malha aberta. Várias críticas são feitas do ponto de vista estético. O arco serve de portão de entrada da Exposição Internacional de 1889.

É a construção mais alta do mundo na época, duas vezes mais alta do que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, e do que a Pirâmide de Quéops, no Egito.

HORÁRIO DE VERÃO

    Em 1918, para economizar energia, os Estados Unidos adiantam os relógios em uma hora e adotam o horário de verão.

A medida é sugerida pela primeira vez pelo político e cientista norte-americano Benjamin Franklin, um dos fundadores dos EUA. Vários países, entre eles a Alemanha, a Austrália, os EUA e o Reino Unido adotam a medida para poupar combustível durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Hoje, os países do Hemisfério Norte usam o horário de verão do fim de março ou início de abril até o fim de setembro ou outubro. Fazem a mudança de madrugada para não alterar a data.

LYNDON JOHNSON DESISTE DA REELEIÇÃO

    Em 1968, sob pressão por causa do descontentamento com a intervenção dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, o presidente Lyndon Johnson surpreende os norte-americanos ao anunciar que não será candidato à reeleição.

Lyndon Baynes Johnson nasce no condado de Gillespie, no Texas, em 27 de agosto de 1908. Um moderado dentro do Partido Democrata, se destaca como líder do Senado e é indicado como candidato a vice-presidente na chapa de John Kennedy, em 1960.

Com o assassinato de Kennedy, em 22 de novembro de 1963, Johnson assume a Presidência e obtém uma grande vitória na eleição de 1964 contra o segregacionista Barry Goldwater.

Johnson luta pela aprovação de propostas de Kennedy como a Lei dos Direitos Civis (1964) e a Lei dos Direitos de Voto (1965), ambas para acabar com a discriminação racial que os negros ainda sofriam, especialmente no Sul dos EUA, um século depois do fim da Guerra da Secessão (1861-65). Também lança o projeto Grande Sociedade para eliminar a pobreza, reduzir a desigualdade e a criminalidade, proteger o meio ambiente e melhorar a educação e a saúde.

Ao mesmo tempo, em agosto de 1964, seu governo forja o Incidente do Golfo de Tonquim para conseguir a aprovação do Congresso para declarar guerra ao Vietnã do Norte, depois de Kennedy enviar mais de 2,8 mil assessores militares para o Sudeste Asiático.

Quando o Vietnã do Norte e seus guerrilheiros aliados do Viet Cong fazem a Ofensiva do Tet, no Ano Novo Lunar chinês, a partir de 30 de janeiro de 1968, fica evidente que os EUA não têm como ganhar a guerra e a opinião pública se volta contra a intervenção militar.

Diante da impopularidade do presidente, os senadores Eugene McCarthy e Robert Kennedy lançam suas candidaturas e decidem disputar as eleições primárias. Johnson desiste de tentar a reeleição.

O assassinato do líder do movimento negro pacífico, Martin Luther King Jr., em 4 de abril de 1968, deflagra uma onda de protestos no país. Dois meses depois, Bob Kennedy é baleado no dia em que vence a eleição primária da Califórnia, praticamente garantindo a candidatura democrata, e morre no dia seguinte.

Numa convenção nacional democrata tumultuada em Chicago, em agosto, o partido nomeia o vice-presidente Hubert Humphrey como candidato do partido. Johnson anuncia o fim dos bombardeios e o início de negociações de paz com o Vietnã do Norte, mas é tarde demais. Richard Nixon, o ex-vice-presidente derrotado por John Kennedy em 1960, vence Humphrey por 31,7 a 30,9 milhões de votos.

domingo, 30 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 30 de Março

DERROTA DE NAPOLEÃO

     Em 1814as forças europeias aliadas na Sexta Coalizão (Áustria, Rússia, Prússia, Suécia, Reino Unido, Espanha e Portugal) contra o imperador Napoleão Bonaparte, um dos maiores generais de todos os tempos, invadem Paris, acabando com uma década de domínio da França sobre o continente.

Napoleão Bonaparte nasce em Ajácio, na Córsega, em 15 de agosto de 1769, dois anos antes da ilha passar a fazer parte da França. É eleito primeiro cônsul da França aos 30 anos, em 12 de dezembro de 1799, acaba com a Revolução Francesa e assume o controle do Estado em 1800. Em 2 de dezembro de 1804, obriga o papa Pio VII a coroá-lo imperador.

Em 1807, Napoleão comanda um império que se estende por quase toda a Europa, invade Portugal e a família real portuguesa foge para o Brasil. Toma a Espanha no ano seguinte.

Seu grande erro é a desastrosa invasão da Rússia, em 1812, onde sofre as primeiras derrotas importantes. O Duque de Wellington liberta a Espanha e, em 1814, Napoleão sofre uma derrota total. Seus inimigos entram em Paris.

Napoleão abdica em 11 de maio de 1814 e vai para o exílio na Ilha de Elba. Em 28 de fevereiro de 1815, ele foge com 700 homens, retoma o poder na França, em 20 de março, e governa por 100 dias até a derrota final na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 18 de junho do mesmo ano.

Preso e exilado, morre seis anos depois, em 5 de maio de 1821, na Ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico.

NASCE VERLAINE

    Em 1844, Paul Marie Verlaine, um dos maiores poetas do simbolismo francês, nasce em Metz, na França. Com Charles Baudelaire e Stéphane Mallarmé, formava o grupo dos decadentes.

Aos 22 anos, em 1866, ele lança seu primeiro trabalho, Poemas saturninos. Sua vida muda em setembro de 1781, quando Verlaine conhece o poeta Arthur Rimbaud, com quem tem uma relação amorosa tumultuada e errante pela Inglaterra e a Bélgica. 

Depois de ferir o que chama de "meu marido infernal" com um revólver, Verlaine é preso por dois anos, quando busca refúgio na sua formação católica. De volta à liberdade, publica Sabedoria (1880), Jadis et Naguère (1884) e Paralelo (1889).

Com a saúde debilitada pelo abuso do álcool, Verlaine morre aos 51 anos em 8 de janeiro de 1896.

NASCE VAN GOGH

    Em 1853, nasce em Zundert, nos Países Baixos, Vincent van Gogh, um dos pintores mais importantes da história.

Hoje, Van Gogh é celebrado mundialmente como um gênio da pintura. Mas, durante sua vida, só vende um quadro. É uma alma torturada e um grande artista que luta contra a fome. 

Ele só decide se tornar um artista em 1880. Seus primeiros quadros, como Os Comedores de Batatas, são escuros e sombrios. Refletem a miséria dos pequenos agricultores holandeses. Ele vai para Londres de 1873 a 1875 e de lá vai para Paris. 

Seus pintores de referência são os holandeses Rembrandt e Frans Hals. Com Paolo Veronese e Engène Delacroix, Van Gogh descobre a importância da cor em si mesma.

Em 1886, ele vai morar em Paris com o irmão Theo, um marchand que o apresenta a pintores como Paul Gauguin, Georges Seurat, Camille Pissarro e Henri de Toulouse Lautrec. Van Gogh muda de estilo e passa a usar cores vivas. Em 1888, aluga uma casa em Arles, no Sul da França, para criar uma colônia de artistas. Gauguin ficou lá por dois meses.

Durante uma discussão entre os dois, Van Gogh ameaça o amigo com uma faca antes de se mutilar. Van Gogh é hospitalizado em Arles e internado num hospício em Saint Rémy por um ano, um período em que oscilou entre a loucura e grande criatividade, e pintou Íris Noite Estrelada.

Em 27 de julho de 1890, Van Gogh baleia a si mesmo e morre dois dias depois.

COMPRA DO ALASCA

    Em 1867, William Seward, secretário de Estado norte-americano nos governos Abraham Lincoln (1861-65) e  Andrew Johnson (1865-69), assina a compra do Alasca da Rússia por US$ 7,2 milhões, cerca de 5 centavos por hectare.

A Rússia oferece várias vezes aos Estados Unidos seu território na América do Norte, mas a transação é adiada pela Guerra da Secessão (1861-65). Em dezembro d 1866, o embaixador russo nos EUA, Barão Eduardo de Stoeckl, recebe orientação do czar Alexandre II para abrir negociações.

O custo e as dificuldades de enviar suprimentos ao território davam prejuízo à Rússia, endividada depois da derrota na Guerra da Crimeia (1853-56). As negociações começam em 11 de março de 1867 e são concluídas no dia 29. No dia 30, Johnson apresenta o acordo ao Congresso. O Senado ratifica o tratado em 9 de abril.

Vários jornais protestam contra o que chamam de "loucura de Seward", "Geleira de Seward" ou "jardim de ursos polares de Andrew Johnson". A transferência de soberania acontece em 18 de outubro de 1867.

A descoberta de ouro em 1896 provoca uma onda migratória. Desde a maior corrida do ouro da história da América, o Alasca, rico em recursos naturais, contribui para a prosperidade dos EUA.

FRANÇA DOMINA O MARROCOS

    Em 1912, o sultão Abdal Hafide assina o Tratado de Fez e cede soberania do Marrocos à França, que transforma as regiões central e sul do país no Protetorado Francês do Marrocos.

Como parte do tratado, a Alemanha reconhece as áreas de influência da França e da Espanha no Marrocos. Em troca, recebe a colônia do Congo Francês, hoje República do Congo, e uma parte da África Equatorial Francesa que transforma em Camarões. A Espanha fica com o território que se converte no Marrocos Espanhol.

NASCE UM DEUS DO ROCK

    Em 1945, Eric Clapton, cantor, compositor e um dos maiores guitarristas de história, que toca nas bandas Yardbirds, The Cream e Blind Faith antes de fazer uma magnífica carreira solo, nasce em Ripley, no Condado de Surrey, na Inglaterra. Faz 80 anos hoje.

Clapton é filho de mãe adolescente com um soldado canadense estacionado no Reino Unido durante a guerra que volta para sua mulher no Canadá antes de Eric nascer. Ele é criado pelos avós. Ele começa a tocar guitarra na adolescência e estuda no Kings College of Arts. Em 1963, entra para os Yardbirds. Depois, forma The Crime e o Blind Faith antes de se dedicar à carreira solo. 

ATENTADO CONTRA REAGAN

    Em 1981, pouco mais depois de dois meses da posse, o presidente Ronald Reagan é baleado e gravemente ferido por John Hinckley Jr.

É PROIBIDO FUMAR

    Em 2003, uma lei proibindo fumar em todos os lugares onde há empregados, inclusive bares e restaurantes, entra em vigor da Cidade de Nova York.

sábado, 29 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 29 de Março

 GUERRA DAS DUAS ROSAS

    Em 1461, na Batalha de Towton, a mais sangrenta da Guerra das Duas Rosas (1455-85), o rei Eduardo IV, da Dinastia de York, vence Henrique VI, da Dinastia de Lancaster, que foge para a Escócia.

A Guerra das Duas Rosas é o conflito entre os descendentes do rei Eduardo III, das dinastias de Lancaster (rosa vermelha) e de York (rosa branca) que reivindicam a coroa da Inglaterra. É uma guerra civil inglesa. Começa logo após o fim da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), que cria um ambiente de violência política.

A guerra termina com a vitória de Henrique Tudor sobre Ricardo III, de York, na Batalha de Bosworth, em 22 de agosto de 1485. Henrique Tudor ascende ao trono como Henrique VII. É o marco do fim da Idade Média na Inglaterra.

DOMÍNIO DO CANADÁ

    Em 1867, com a Lei da América do Norte Britânica, as colônias da Nova Escócia, Nova Brunswick e Canadá se unem no Domínio do Canadá, e a província do Canadá é dividida em Quebec e Ontário.

A Lei da América do Norte Britânica, aprovada pelo Parlamento do Reino Unido, é a base da Lei da Constituição, de 1982, quando a autoridade é oficialmente transferida ao Parlamento do Canadá. É primeira Constituição do país. 

O Poder Executivo é conferido à rainha Vitória, O Poder Legislativo é formado por um Senado com membros vitalícios representantes das regiões do Canadá e uma Câmra eleita nas províncias representando o povo. A lei penal é federal e a legislação civil provincial. O governo federal nomeia os juízes e as províncias administram a Justiça e mantêm os tribunais.

ESPIÕES NUCLEARES

    Em 1951, o casal de judeus nova-iorquinos Julius e Ethel Rosenberg é condenado por espionagem e sentenciados à morte por passar segredos militares dos Estados Unidos, inclusive sobre armas nucleares, à União Soviética.

Ethel Greenglass nasce em Nova York em 28 de setembro de 1915. Sonha em ser atriz e cantora, mas, depois de concluir o ensino médio, trabalha como secretária numa companhia de navegação.

Julius Rosenberg nasce em Nova York em 12 de maio de 1918. Na adolescência, entra para a Juventude Comunista, onde conhece Ethel, em 1936. Eles se casam em 1939, ano em que ele se forma em engenharia elétrica. No ano seguinte, Julius vai trabalhar no Exército como técnico em radares e o casal começa a procurar segredos militares para passar à URSS.

O irmão de Ethel, David Greenglass, consegue emprego como maquinista do Projeto Manhattan, que desenvolve a bomba atômica, e obtém informações sobre o projeto nuclear. Os Rosenberg passaram essas informações ao suíço Harry Gold, o pombo-correio deste grupo de espiões, que as entrega a Anatoly Yakovlev, vice-cônsul soviético em Nova York.

Julius é demitido do Exército em 1945 por ter omitido que era membro do Partido Comunista e detido em 23 de maio de 1950 em consequência da prisão de Klaus Fuchs, preso por passar segredos nucleares dos EUA e do Reino Unido à URSS.

O casal vai a julgamento em 6 de março de 1951. É condenado em 29 de março e recebe a pena de morte em 5 de abril. Os dois são executados na cadeira elétrica na Prisão de Sing Sing, em Ossining, no estado de Nova York, em 19 de junho de 1953.

EUA SE RETIRAM DO VIETNÃ

    Em 1973, dois meses depois de assinar um acordo de paz com o Vietnã do Norte,  o Vietnã do Sul e os guerrilheiros do Viet Cong, os Estados Unidos retiram suas últimas forças de combate do Vietnã do Sul, pondo fim a uma intervenção militar de 12 anos em que morreram 58.220 norte-americanos.

Com a descolonização da África e da Ásia depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45), os EUA herdam como esfera de influência as regiões dos antigos impérios Britânico e Francês.

No fim da guerra, o líder comunista Ho Chi Minh proclama a independência do Vietnã. A França, antiga potência colonial, não aceita. Começa a Primeira Guerra da Indochina (1946-54), vencida pelos vietnamitas na Batalha de Dien Bien Phu.

O Vietnã é dividido e um processo de paz conduzido pelas Nações Unidas deve levar à realização de eleições para unificar o país. Quando os EUA percebem que os comunistas venceriam, em plena Guerra Fria, impedem a realização de eleições. Começa a Segunda Guerra da Indochina ou Guerra do Vietnã (1955-75).

Depois de mais de uma década de ajuda militar indireta, em 1961, o presidente John Kennedy envia 2,8 mil assessores militares para ajudar a ditadura corrupta do Vietnã do Sul na guerra contra o Vietnã do Norte, comunista.

Três anos depois, o presidente Lyndon Johnson manda bombardear o Norte e forja o Incidente do Golfo de Tonquim para obter autorização do Congresso para declarar guerra ao regime norte-vietnamita.

Diante da ofensiva do Norte e dos guerrilheiros aliados do Viet Cong, Johnson aumenta gradualmente a presença militar dos EUA.

O grande número de baixas, os crimes de guerra como o Massacre de My Lai e a Ofensiva de Tet, no Ano Novo Lunar chinês em 1968, mostram que a vitória será penosa. Nos EUA, a opinião pública se volta contra a guerra . 

Em março de 1968, Johnson desiste de concorrer à reeleição, vencida pelo republicano e oposicionista Richard Nixon com a promessa de acabar com a participação norte-americana na Guerra do Vietnã (1955-75). 

Ao todo, 2,7 milhões de norte-americanos servem na Guerra do Vietnã (1955-75). Na primavera de 1969, o total de soldados dos EUA na guerra chega a 543 mil. Nixon amplia e intensifica os bombardeios aéreos, atacando os vizinhos Laos e Camboja.

Em 27 de janeiro de 1973, é assinado em Paris o Acordo para Acabar com a Guerra e Restaurar a Paz no Vietnã. A guerra recomeça em 1974 e só acaba em 30 de abril de 1975, quando as forças do Norte tomam a capital do Vietnã do Sul, Saigon, rebatizada como Cidade de Ho Chi Minh, o comunista que liderou a luta pela independência do país. Cerca de 2 milhões de vietnamitas morreram na guerra.

Ao aceitar a rendição do Sul, o coronel nortista Bui Tin declara: "Vocês não têm nada a temer. Entre os vietnamitas, não há vencedores nem vencidos. Só os americanos foram derrotados."

Mais de 130 mil sul-vietnamitas que trabalhavam para o regime sul-vietnamita saem do país depois da intervenção norte-americana. De 1975 a 1995, cerca de 800 mil vietnamitas fogem de barco e conseguem chegar a outro país em segurança, mas o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados estima que entre 200 e 400 mil pessoas do povo dos barcos, como são chamados, morrem no mar.

EXÉRCITO DE TERRACOTA

    Em 1974, agricultores que escavam um poço de água perto da cidade de Xian, a antiga capital da China, descobrem uma câmara subterrânea que leva à descoberta do Exército de Terracota, com as esculturas em tamanho real de 8 mil soldados, 130 carruagens e 520 cavalos na tumba do imperador Chin Shi Huang, que unifica a China ao vencer a Guerra dos Sete Reinos em 221 antes de Cristo.

As esculturas do final do século 3 AC são enterradas junto com o imperador para protegê-lo. Outras esculturas encontradas em lugares próximos incluem funcionários, acrobatas e músicos.

O imperador é enterrado em 210 AC junto com grandes tesouros e objetos artísticos, inclusive uma réplica do mundo onde pedras preciosas representam os astros, pérolas os planetas e lagos de mercúrio os mares. 

sexta-feira, 28 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 28 de Março

 GUERRA DA CRIMEIA

    Em 1854, a França e o Reino Unido declaram guerra à Rússia e entram na Guerra da Crimeia (1853-56) ao lado do Império Otomano. Assim como a Guerra da Secessão (1861-65), a guerra civil dos Estados Unidos, é uma das primeiras guerras fotografadas.

Com o declínio do Império Otomano, a Rússia tenta estender sua influência à região dos Bálcãs, ao Mar Negro e ao Mar Mediterrâneo em sua busca eterna por portos que não congelem no inverno.

Em 1853, o czar Nicolau I se declara protetor dos cristãos ortodoxos e de seus lugares sagrados em Jerusalém, que é parte do Império Otomano. Quando as forças russas entram nas províncias otomanas do Rio Danúbio, a Moldávia e a Valáquia, hoje parte da Romênia, o sultão declara guerra à Rússia, em 16 de outubro.

O Império Britânico teme que a Rússia assuma o controle dos estreitos de Bósforo e Dardanelos, que ligam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, bloqueando o caminho para a Índia. Na França, o imperador Napoleão III quer se apresentar como um legítimo sucessor do tio Napoleão I.

Com a derrota dos turcos numa batalha naval, a França e o Reino Unido decidem entrar na guerra. São seguidos pelo Reino da Sardenha de Vítor Emanuel II, que seria rei da Itália depois da unificação do país em 1861.

Em agosto de 1854, os aliados expulsam os russos dos Bálcãs. Para acabar logo com a guerra, desembarcam na Crimeia em 16 de setembro de 1854 e fazem um bloqueio naval e cerco terrestre à cidade de Sebastopol, base da Frota do Mar Negro da Rússia.

A Rússia vence as batalhas de Balaclava e Inkerman, mas perde outras e o conflito se arrasta pela recusa russa de aceitar os termos da paz imposta pelos inimigos.

A Guerra da Crimeia termina com a assinatura do Tratado de Paris em 30 de março de 1856. O novo czar da Rússia, Alexandre II, devolve a Bessarábia e a foz do Danúbio ao Império Otomano e à Moldávia, renuncia a qualquer pretensão territorial nos Bálcãs e é proibido de manter bases e forças navais no Mar Negro.

Com a derrota, a sociedade russa conclui que para competir com os países da Europa Ocidental precisa se modernizar. Em 1861, acaba a servidão, imposta séculos antes para que os camponeses não abandonassem a terra gelada durante o inverno.

ISTAMBUL REBATIZADA

    Em 1930, Constantinopla, a maior cidade da Turquia, antiga capital do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino e do Império Otomano, muda de nome para Istambul.

A cidade nasce como Bizâncio em 657 antes de Cristo e mantém a independência até ser anexada ao Império Persa por Dario I em 512 AC. O domínio persa vai até 478 AC quando os gregos conquistam a cidade no contra-ataque à Segunda Invasão Persa da Grécia. Sem guerra, através de um acordo para pagamento de impostos, Bizâncio entra para o Império Romano em 150 AC.

Bizâncio vira Constantinopla em 11 de maio de 330 depois de Cristo, quando o imperador Constantino a torna capital do Império Romano. Com a divisão entre Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, em 395, Constantinopla se torna capital do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino.

Com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, é a capital do que resta do império que dominou a Europa na Antiguidade e preserva a cultura greco-romana durante a Idade Média. Do século 5 ao início do século 13, Constantinopla é a cidade mais rica da Europa e uma ponte com a Ásia.

A queda de Constantinopla para os turcos do Império Otomano sob a liderança de Mehmet II, em 29 de maio de 1453, é o marco do fim da Idade Média. A cidade se torna capital de mais um império.

Depois da derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-18), o Califado do Império Otomano é dissolvido em 3 de março de 1923. Nasce a República da Turquia, com capital em Ancara, e rebatiza Constantinopla como Istambul, que continua sendo a cidade mais importante. O atual presidente e protoditador, Recep Tayyip Erdogan, começou a carreira política como prefeito de Istambul e é chamado de Sultão por sua ambição de restaurar a glória do Império Otomano.

FRANCO TOMA MADRI

    Em 1939, no fim da Guerra Civil Espanhola (1936-39), as forças do generalíssimo Francisco Franco tomam Madri a caminho de derrubar a república democrática. 

A guerra civil é uma revolta de militares conservadores e nacionalistas encorajados por fazendeiros, empresários e a Igreja Católica contra o governo republicano, que tinha mais apoio entre os trabalhadores e a classe média.

Depois do pronunciamento do general Emilio Mola, uma tentativa de golpe não consegue assumir o controle de todo o país em 17 e 18 de julho de 1936, há uma guerra feroz. 

Os nacionalistas têm o apoio da Alemanha Nazista de Adolf Hitler e da Itália Fascista de Benito Mussolini, enquanto os republicanos tem a ajuda da União Soviética de Josef Stalin e de Brigadas Internacionais formadas por voluntários da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina.

O controle da capital é decisivo para a vitória. Os nacionalistas lançam um ataque a Madri de 8 a 23 de novembro de 1936. Sem sucesso na primeira investida, os franquistas cercam a capital espanhola até tomarem a cidade dois anos e quatro meses depois.

ACIDENTE NUCLEAR NOS EUA

    Em 1979, às 4h da madrugada, a válvula de pressão do reator da Unidade 2 da usina nuclear de Three Mile Island não fecha direito e a água de resfriamento do sistema, contaminada pela radiação, vaza para prédios próximos enquanto o núcleo do reator superaquece perigosamente, no pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.

A usina de Three Mile Island é construída em 1974 numa barra do Rio Susquehanna, a 16 quilômetros de Harrisburg, a capital do estado da Pensilvânia. Em 1978, é inaugurado o reator nº 2, apresentado como capaz de gerar energia a preços razoáveis para o consumidor durante a primeira crise do petróleo.

Quando o sistema de arrefecimento começa a vazar, na madrugada do acidente, bombas de água para resfriamento de emergência passam a funcionar automaticamente. São capazes de resolver o problema. Mas, além da falha mecânica da válvula, há o erro humano.

Na confusão, os operadores do reator desligam o sistema d'água de emergência. O reator também é desligado, mas o calor residual da fissão nuclear continua sendo liberado.

De manhã, a temperatura do núcleo do reator chega a 4 mil graus centígrados. Com 5 mil graus, o núcleo do reator derrete e entra terra adentro contaminando toda a região.

Enquanto os operadores tentam entender o que está acontecendo, a água contaminada que escapa pela válvula danificada libera gases radioativos dentro da usina.

Pouco depois das 8h, a notícia se espalha pelo mundo. A empresa dona da usina, Metropolitan Edison, tenta minimizar o problema. Alega que não há aumento da radiação nos arredores da usina, mas no mesmo dia inspetores constatam um nível maior de radiação. O governador da Pensilvânia, Dick Thornburgh, cogita evacuar a região.

Por volta das 20h, os engenheiros responsáveis percebem que precisam religar as bombas de água do sistema de resfriamento do reator. A temperatura começa a cair e a pressão interna no reator baixa.

Faltava menos de uma hora para fusão total. Mais da metade do núcleo do reator está destruída ou fundida, mas a proteção está intacta. A situação parece controlada.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 27 de Março

 CLEÓPATRA VOLTA A REINAR NO EGITO

    Em 47 antes de Cristo, com a ajuda do amante, o general romano Caio Júlio César, volta a reinar no Egito Antigo junto com o irmão Ptolomeu XIV, depois de uma guerra civil contra outro irmão, Ptolomeu XIII.

Cleópatra nasce em 70 ou 69 AC e entra para a história por influenciar a política de Roma como amante de dois grandes generais, Júlio César e Marco Antônio, o que a torna a mais importante mulher fatal da Antiguidade. Ela vira rainha com a morte do pai, Ptolomeu XII, em 51 AC, e reina com os irmãos Ptolomeu XIII (51-47 AC) e Ptolomeu XIV (47-44), e com o filho Ptolomeu XV César.

Depois do assassinato de César, em 44 AC, Cleópatra se relaciona com Marco Antônio. Quando os exércitos de Otávio, o futuro imperador Augusto, vencem Marco Antônio e Cleópatra em 30 AC, os dois se suicidam. Em 27 AC, Otávio César Augusto se torna o primeiro imperador romano.

NASCE UM DOS MAIORES VIOLONCELISTAS

    Em 1927, nasce um Baku, no Azerbaijão, na União Soviética, Mstislav Rostropovich, um dos maiores violoncelistas do século 20 e diretor da Orquestra Sinfônica Nacional dos Estados Unidos.

Ainda criança, a família se muda para Moscou. Ele recebe educação musical dos pais, um violoncelista e uma pianista, e estuda no Conservatório de Moscou, onde tem como professores músicos como Dimitri Shostakovich e Serguei Prokofiev, e depois se torna professor.

Nos anos 1950, Rostropovich começa a se apresentar no exterior. Em 1970, quando ele apoia o escritor dissidente Alexander Soljenitsin, o regime comunista reduz as permissões para tocar no exterior. Depois de sair da URSS com a mulher em 1974, Rostropovich anuncia em a decisão de não voltar.

Em 1977, ele se torna diretor musical da Orquestra Sinfônica Nacional dos EUA, em Washington. A URSS cassa a cidadania do casal em 1978 e só a restitui em 1990, na Era Gorbachev (1985-91). Rostropovich morre em Moscou em 27 de abril de 2007, aos 80 anos.

MARLON BRANDO REJEITA OSCAR

     Em 1973, o ator Marlon Brando recusa o prêmio de melhor ator da Academia de Ciências e Artes do Cinema pelo trabalho em O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, hoje considerado um clássico.

A atriz indígena Sacheen Littlefeather representa Marlon Brando na cerimônia e declara que "lamentavelmente" ele não pode aceitar o prêmio por causa da maneira como Hollywood trata os índios nos filmes.

O apresentador Roger Moore tenta entregar a estatueta. Ela recusa e lê a declaração do ator acusando a indústria cinematográfica de "degradar os índios, ridicularizando seu caráter e os descrevendo como selvagens, hostis e maus."

Brando recebe a primeira indicação para o Oscar pelo desempenho em Um Bonde Chamado Desejo (1951), peça de Tennessee Williams que encenara no teatro em 1947. Também é indicado por Viva Zapata! (1952) e Júlio César (1953). Ganha seu primeiro prêmio por Sindicato dos Ladrões (1954).

Temperamental e genioso, depois de fracassos caros como Motim no Bounty (1962), Brando tem problemas nos sets de filmagem e na vida real. Coppola resgata sua carreira ao lhe oferecer o papel de Don Vito Corleone, em 1972. No mesmo ano, está em O Último Tango em Paris, do cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

O ator faz outro personagem épico de Coppola, o Coronel Kurtz de Apocalypse Now (1979).

PIOR ACIDENTE DA AVIAÇÃO

    Em 1977, no pior acidente da história da avição, 583 pessoas morrem quando ao tentar decolar um Boeing 747 da companhia holandesa KLM se choca com um Boeing 747 da companhia norte-americana PanAm que taxiava na pista do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Todos os 234 passageiros e os 14 tripulantes do Jumbo da KLM e 335 das 396 pessoas a bordo do Jumbo da PanAm morrem.

Com a explosão de uma bomba pelo Movimento de Separatista do Arquipélago das Canárias, ninguém sai ferido, mas o aeroporto de Las Palmas da Grande Canária, o maior das Ilhas Canárias, fica horas fechado. 

Os voos são transferidos para o Aeroporto Los Rodeos, muito menor, em Tenerife, onde há chuva e um denso nevoeiro. Há um problema de comunicação entre os aviões e a torre de controle. A tripulação da KLM só enxerga o avião da PanAm imediatamente antes da colisão, quando acelerava para decolar enquanto a outra aeronave taxiava na pista principal para entrar numa pista diagonal. 

Este acidente muda a história da aviação, especialmente na área de comunicação. Hoje, pilotos e controladores de voo usam uma linguagem com frases padronizadas para não deixar dúvidas. O comandante deixa de ser considerado infalível e trabalha em conjunto com o pessoal da cabine, copilotos e engenheiro de voo.

RECEITA CONTRA IMPOTÊNCIA

    Em 1998, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos), o órgão regulador dos Estados Unidos, aprova o medicamento contra a impotência Viagra, da companhia farmacêutica Pfizer.

O princípio ativo é o citrato de sildenafil, que bloqueia a ação da enzima fosfodiesterase-5, que regula a circulação sanguínea no pênis, relaxa a musculatura lisa dos corpos cavernosos, a principal estrutura erétil do pênis, e a dilata as artérias que levam o sangue até eles, facilitando a entrada do sangue para ajudar na ereção.

Entre os efeitos colaterais mais comuns, estão dores de cabeça, azia e rubor na face. Os mais graves são problemas de visão, perda auditiva e ereções prolongadas capazes de causar danos ao pênis. Não é aconselhável para quem tem doenças cardiovasculares.

Viagra também é usado contra hipertensão pulmonal e há pesquisas para ver se funciona contra o Mal de Alzheimer ao aumentar a circulação no cérebro. É o 17º remédio mais vendido no mundo.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Hoje na História do Mundo: 26 de Março

  VACINA CONTRA PÓLIO

    Em 1953, o médico norte-americano Jonas Salk anuncia que testou com sucesso uma vacina contra a poliomielite, doença causadora da paralisia infantil.

No ano anterior, uma epidemia de pólio atinge 58 mil pessoas e causa 3 mil mortes nos Estados Unidos.

O primeiro grande surto de poliomielite nos EUA é registrado no estado de Vermont, em 1894. No início do século 20, há milhares de casos por ano, principalmente em crianças, mas também em adultos.

O futuro presidente Franklin Delano Roosevelt teve pólio aos 39 anos, em 1921, e ficou parcialmente paralítico.

Depois, o dr. Albert Sabin cria a vacina oral contra a poliomielite e campanhas de vacinação erradicam a doença em praticamente todo o mundo. Os únicos países onde há focos importantes da doença são o Afeganistão e o Paquistão, onde os Estados Unidos usaram campanhas de vacinação para descobrir o esconderijo do terrorista Ossama ben Laden.

Com as campanhas antivacinas, hoje há um sério risco de volta da doença.

INDEPENDÊNCIA DE BANGLADESH

    Em 1971, a Liga Awami forma um governo no exílio em Calcutá, hoje Kolkota, na Índia, e proclama a independência de Bangladesh, na época conhecido como Paquistão Oriental.

O futuro país passa a fazer parte do Império Britânico em 1858, quando este assume o controle da Índia. Quando a Índia e o Paquistão conquistam a independência, em 1947, vira o Paquistão Oriental. 

A declaração de independência marca o início de uma guerra civil de nove meses em que recebe o apoio da Índia, inimiga histórica do Paquistão, o que deflagra a Guerra Indo-Paquistanesa de 1971. A vitória vem em 16 de dezembro, depois de 3 milhões de mortes, da fuga de 8 a 10 milhões de pessoas para a Índia e do estupro de 200 mil mulheres.

A guerra leva à fome de grande parte da população de um dos países mais pobres do mundo, levando o ex-beatle George Harrison a organizar o Concerto para Bangladesh para arrecadar dinheiro para as vítimas da guerra.

Com cerca de 171,5 milhões de habitantes, Bangladesh é o oitavo maior país do mundo em população e o quarto com maior número de muçulmanos depois da Indonésia, do Paquistão e da Índia.

NASCE O MERCOSUL

    Em 1991, os presidentes do Brasil, Fernando Collor de Mello; do Paraguai, general Andrés Rodríguez; da Argentina, Carlos Menem; e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle; assinam o Tratado de Assunção, que cria o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A reaproximação entre Brasil e Argentina começa antes mesmo da redemocratização dos países. Durante o governo do general João Figueiredo, os dois países chegam a um acordo sobre a exploração energética da Bacia do Prata. Os argentinos temem que a Hidrelétrica de Itaipu esgote o potencial energético do Rio Paraná.

A integração regional do Cone Sul da América Latina avança com os encontros de cúpula dos presidentes José Sarney e Raúl Alfonsín depois da redemocratização do Brasil e da Argentina. Em 1985, eles assinam o Tratado de Iguaçu. 

O diálogo leva a um acordo nuclear para evitar uma corrida armamentista na região. Em 18 de julho de 1991, é assinado o Acordo de Guadalajara, pelo qual Brasil e Argentina se comprometem a usar a energia nuclear somente para fins pacíficos.

Com a crise da dívida externa e a hiperinflação que atinge os dois países nos anos 1980, quando a Argentina lança o Plano Austral e o Brasil o Plano Cruzado, a integração regional é vista como uma maneira de aumentar o poder de barganha em negociações internacionais. Não melhora as condições de renegociação das dívidas, mas fortalece o comércio regional, que sobe em cinco anos de US$ 1 bilhão para US$ 20 bilhões. Os presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Menem aproveitam o acordo para baixar tarifas de importação e promover a abertura comercial.

A meta de zerar as tarifas de importações e eliminar as barreiras não tarifárias até 31 de dezembro de 1994 nunca foi atingida. A Bolívia (1996), o Chile (1996), o Peru (2003), a Colômbia (2004), o Equador (2004), a Guiana (2013), e o Suriname (2013) são países associados. Fazem parte da zona de livre comércio, mas não da união aduaneira, que pressupõe a aplicação de uma tarifa externa comum na compra de produtos de fora do bloco.

A entrada da Venezuela como membro pleno em 31 de julho de 2012, sem adotar previamente as regras do bloco, criou um Mercosul mais político, menos voltado para a integração econômica. Em dezembro de 2016, a Venezuela é suspensa sob a acusação de violar a cláusula democrática do bloco.

Em julho de 2024, a Bolívia passa a ser membro pleno. Tem um prazo de quatro anos para se adequar à legislação do Mercosul.

MIKE TYSON SENTENCIADO

    Em 1992, o boxeador peso-pesado Mike Tyson é sentenciado a seis anos de prisão após ser condenado por crime de estupro em Indianápolis, no estado de Indiana.

Tyson nasce no Brooklyn, em Nova York, em 30 de junho de 1966, e desde muito cedo passa a fazer parte de gangues de rua. Em 1978, com 12 anos, 80 quilos e uma musculatura formidável, é enviado para o reformatório, onde o aficcionado de boxe Bobby Stewart vê potencial para uma carreira no boxe. 

Aos 20 anos, em 22 de novembro de 1986, ele se torna o mais jovem campeão mundial da categoria peso-pesado com um estilo extremamente agressivo em que avança em linha reta e tenta demolir o adversário no primeiro assalto.

Em 1988, Tyson casa com a atriz Robin Givens. Ela o acusa de abuso e o casal se divorcia no ano seguinte. Uma série de acusações de assédio e violência sexual é apresentada contra o boxeador.

Contra todas as expectativas, em 11 de fevereiro de 1990, ele perde o título mundial para James Buster Douglas. Em 1991, Tyson é acusado de estuprar uma candidata a miss. É condenado e preso em 1992.

Três anos depois, Tyson sai da prisão e recupera dois títulos de campeão mundial com vitórias fáceis sobre Frank Bruno e Bruce Seldon. Em 9 de novembro de 1996, sofre sua segunda derrota, desta vez para Evander Holyfield, duas vezes campeão mundial, por nocaute técnico no 11º assalto. 

Na revanche, em 28 de junho de 1997, Tyson é desclassificado depois de morder duas vezes a orelha  de Holyfield e perde a licença para boxear. Ele volta a lutar e a vencer em 16 de janeiro de 1999. Em 7 de fevereiro do mesmo ano, é condenado a um ano de prisão, dois de liberdade condicional, 200 horas de serviço comunitário e multa de US$ 2,5 mil por agredir dois idosos depois de um acidente de automóvel em 1998.

Sua última vitória como lutador profissional acontece em 2003 em apenas 49 segundos. No fim daquele ano, Tyson declara falência com dívidas de US$ 34 milhões depois de ganhar US$ 400 milhões na carreira.