segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Ômicron avança na Europa e nos EUA

 A Europa registrou na semana passada mais de 3 milhões de casos novos da doença do coronavírus de 2019, e os Estados Unidos e o Canadá mais de 1,4 milhão. O Reino Unido e a França bateram recordes de contágio. Desde a véspera do Natal, quase 10 mil voos foram cancelados no mundo. A metade da população mundial tomou duas doses ou a dose única.

Ao todo, no mundo, já são 281.394.288 casos confirmados e 5.406.525 mortes. Mais de 250,5 milhões de pacientes se recuperaram. Cerca de 20% têm sequelas de longo prazo, 25,37 milhões enfrentam casos leves ou médios e 88.807 estão em estado grave.

Depois da subnotificação do fim de semana prolongado do Natal, os EUA notificaram hoje mais 478.287 casos e 3.472 mortes. A média diária de casos novos dos últimos sete dias subiu 105% em duas semanas para 243.099. As hospitalizações cresceram bem menos, 6% em duas semanas, para 71.381. A média diária de mortes caiu 5% para 1.205. O país tem o maior número de casos confirmados (52.793.407) e de mortes (818.371) na pandemia.

O principal assessor científico da Casa Branca para a pandemia, Dr. Anthony Fauci, levantou a possibilidade de exigência de certificado de vacina em voos domésticos nos EUA.

No fim de uma reunião do Conselho de Defesa Sanitária, a França limitou em 2 mil o número de participantes de eventos em ambientes fechados e em 5 mil para eventos ao ar livre. Em concertos, toda a audiência deve ficar sentada. As novas regras entram em vigor em 3 de janeiro.

O consumo de bebida e comida será proibido em transportes públicos e cinemas. Em bares e restaurantes, todos devem ficar sentados para consumir. A partir de 15 de janeiro, o passe sanitário para entrar em locais de uso coletivo será substituído pelo passe da vacina. Não bastará mais apresentar teste negativo de covid. Será necessário o certificado de vacina.

O Reino Unido não vai anunciar novas medidas até o fim do ano. A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte já adotaram novas regras. A Inglaterra, sob pressão dos conservadores, fica como está, apesar dos recordes no contágio.

Na Espanha, a taxa de infecção pelo coronavírus passou de mil casos para cada 100 mil pessoas por semana pela primeira vez na segunda-feira. Chegou a 1.206 por 100 mil.

Em Israel, o Centro Médico Sheba, um hospital próximo a Telavive, começou um estudo com 6 mil pessoas para avaliar a segurança e a efetividade de uma quarta dose de vacina.

No Brasil, continua o caos no sistema de computadores do Ministério da Saúde, tornando as informações inconfiáveis, enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga sabotam a vacinação de crianças.

Mais de 8,99 bilhões de doses de vacinas foram aplicadas no mundo até agora. Mais de 4,52 bilhões de pessoas tomaram ao menos uma dose, mais de 58% da população mundial, mas só 8,3% nos países pobres. A metade da população mundial completou a vacinação e 6,2% receberam a dose de reforço.

Nenhum comentário: