segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Hoje na História do Mundo: 27 de Dezembro

RADIO CITY MUSIC HALL

    Em 1932, no auge da Grande Depressão (1929-39), milhares de pessoas vão à inauguração do Radio City Music Hall, um magnífico teatro em estilo Art Deco projetado para ser um palácio para o povo, um lugar onde pessoas comuns possam ver espetáculos de alta qualidade.

Desde a abertura, mais de 300 milhões de pessoas assistiram a shows, concertos, peças de teatro e eventos especiais no Radio City Music Hall, uma ideia do bilionário John Davidson Rockefeller.

FMI E BANCO MUNDIAL

    Em 1945, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são criados para estabilizar os sistemas monetário e financeiro internacionais, reconstruir os países atingidos pela guerra e promover o desenvolvimento como maneira de preservar a paz.

Quando a Segunda Guerra Mundial (1939-45) se aproxima do fim, os aliados discutem a nova ordem econômica internacional do pós-guerra na Conferência de Bretton Woods, em julho de 1944. 

A grande preocupação do presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, é que o fim da guerra traga de volta a Grande Depressão (1929-39). FDR é eleito em 1932, no auge da crise, com desemprego de 25% nos EUA, e a economia só se recupera totalmente por causa do esforço de guerra.

O FMI não seria um banco central global, um emprestador de último recurso, como queria o economista britânico John Maynard Keynes. Seu objetivo é evitar que países com crise no balanço de pagamentos fiquem sem moedas fortes e abandonem o comércio internacional por não terem como pagar.

O Banco Mundial começa como Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para recuperar os países abalados pelo conflito. Depois de transforma num banco de desenvolvimento, com papel importante na descolonização do pós-guerra.

Nenhum comentário: