O Brasil bateu hoje novos recordes na média de mortes e na média de casos novos da doença do coronavírus de 2019 nos últimos sete dias. Com mais 1.570 mortes e 55.177 contágios notificados nesta segunda-feira, o país soma 12.051.619 casos confirmados e 295.685 óbitos na pandemia.
A média de mortes dos últimos sete dias bateu novo recorde: 2.298, com alta de 46% em duas semanas. Está acima de mil há 61 dias. A média diária de novos casos dos últimos sete dias foi recorde com 75.163. Pela primeira vez, ultrapassou a marca de 75 mil. A morte está em alta em 21 estados e do Distrito Federal.
Pela terceira vez em um mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com a pandemia no Brasil. O diretor-geral, Tedros Adhanom, comentou que o número mensal de mortes dobrou em um mês, e o diretor de emergências, Mike Ryan, lamentou a falta de coordenação entre os diferentes níveis de governo.
Na cidade de São Paulo, três pacientes morreram por falta de oxigênio numa unidade de pronto atendimento (UPA) em Ermelino Matarazzo, noticiou o jornal Folha de São Paulo. O prefeito Bruno Covas visitou o governador João Doria para resolver as diferenças depois de duras críticas do governador à antecipação de feriados, criando um feriadão de 10 dias em que os prefeitos do litoral paulista temem uma invasão das praias.
Os comitês científicos das prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói recomendaram um confinamento rigoroso na região metropolitana. A partir de sexta-feira, fecham os bares, os restaurantes, creches, as escolas, as universidades, os cinemas, os teatros, os museus, as galerias de artes, as casas de espetáculos, as boates, danceterias, os salões e as casas de festas, os parques de diversões, os circos, os clubes sociais e esportivos, os salões de belezas, as barbearias e os cabeleireiros.
Só abrem as farmácias, os supermercados e outras lojas que vendam comida. Os bares, restaurantes e lanchonetes podem trabalhar com serviço de entrega ou se os fregueses forem buscar a comida. Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário