quarta-feira, 9 de junho de 2010

ONU deve aprovar hoje novas sanções contra o Irã

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve aprovar hoje a quarta rodada de sanções contra o regime fundamentalista do Irã, suspeito de estar desenvolvendo armas nucleares.

Só três países-membros temporários do Conselho de Segurança, sem poder de veto, Brasil, Turquia e Líbano, são contra a resolução, que inclui sanções contra empresas ligadas ao programa nuclear e à Guarda Revolucionária do Irã, que o controla, um embargo à venda de armas e de equipamentos militares.

Durante uma conferência de países asiáticos, na Turquia, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, defendeu o acordo firmado com o Brasil e a Turquia para mandar enriquecer iraniano no exterior como "uma nova oportunidade que os Estados Unidos e seus aliados deveriam aproveitar".

Ahmadinejad criticou a Rússia por apoiar a proposta de sanções articulada pelos EUA e voltou a ameaçar Israel.

No mesmo encontro, Ahmadinejad se reuniu com os primeiros-ministros turco, Recep Tayyip Erdogan, e russo, Vladimir Putin. Para fazer um agrado, Putin disse que as sanções não deveriam ser muito duras.

Para ser aprovada, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU precisa de pelo menos nove votos a favor e nenhum contra das cinco potências com poder de veto: EUA, China, Rússia, França e Reino Unido.

Nenhum comentário: