Um escândalo de contaminação de ovos com dioxina, uma das substâncias mais tóxicas do mundo, se amplia, com a admissão pelo governo da Alemanha de que ovos contaminados possam ter sido exportados.
A Alemanha produz anualmente 10 bilhões de ovos em 350 mil propriedades rurais. Acaba de descobrir que até 3 mil toneladas de rações animais contaminadas por dioxina foram distribuídas para mais de mil granjas de criação de aves e porcos situadas em oito dos 16 estados do país.
Um subproduto da queima de lixo e de atividades industriais, a dioxina é considerada a substância mais tóxica, superada apenas por substâncias radioativas. Pode provocar abortos e causar outros problemas de saúde, inclusive o câncer.
A ministra da Agricultura da Alemanha, Ilse Aigner, reconheceu que a situação é grave e está sendo investigada criminalmente. Ela quer proibir a produções de rações animais no mesmo local onde haja outras atividades industriais capazes de causar contaminação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário