A nova Assembleia Nacional da Venezuela toma posse hoje com os poderes esvaziados pela Lei Habilitante, que dá poderes especiais para o presidente Hugo Chávez legislar por decreto em várias áreas durante um ano e meio.
Assim, o caudilho venezuelano frustra a volta da oposição, que estava ausente do último parlamento por ter boicotado as eleições legislativas anteriores. Chávez se aproveitou de sua ampla maioria para obter poderes especiais, a pretexto de combater enchentes que assolaram o país.
Na prática, revogou os poderes da nova Assembleia, onde perdeu a maioria de dois terços exigida para reformas constitucionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário