A Justiça do Reino Unido rejeitou hoje um pedido de liberdade sob fiança para o fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, de 39 anos, alegando que as alegações - de estupro, coação e molestamento sexual - são graves.
Diante do tribunal, em Londres, onde Assange foi apresentado à Justiça, o cineasta Ken Loach, a socialite Jemima Khan e o jornalista radical John Pilger declararam estar prontos para pagar a fiança.
Pilger chegou a dizer que a procuradoria da Suécia iria retirar as acusações de crimes sexuais contra Assange, mas teria voltado atrás sob pressão de um político de extrema direita.
A procuradora sueca Marianne Ny negou estar sofrendo pressões políticas para extraditar o hacker anarquista para os Estados Unidos, depois que a ONG divulgou mais de 251 mil documentos secretos do Departamento de Estado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário