A Nova Aliança Flamenga, que luta pela independência da região de Flandres, no Norte da Bélgica, foi a grande vencedora das eleições parlamentares de domingo, que aprofundaram a divisão do país entre os francófonos e unionistas e os separatistas flamengos.
Sob a liderança do historiador conservador Bart de Wever, a NAF, obteve 28% dos votos em Flandres, a região mais rica do Norte do país, que fala flamengo, uma língua parecida com o holandês.
Na região da Valônia, no Sul, que fala francês, venceu o Partido Socialista, liderado por Elio di Rupo, com 37% dos votos. Homossexual, assumido, Rupo luta para manter a união nacional. É o favorito para se tornar o próximo primeiro-ministro belga. Promete uma ampla reforma política para dar mais autonomia às duas regiões que formam a Bélgica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário