A agência de classificação de risco Moody's rebaixou hoje em quatro níveis a nota de crédito da dívida pública da Grécia, para lixo ou papéis podres, citando riscos no programa de ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia.
Ao justificar sua decisão, a agência alegou que o pacote de 110 bilhões de euros não será suficiente para resolver o problema da Grécia em longo prazo, além dos três anos de sua vigência.
O programa "efetivamente elimina qualquer risco de moratória em curto prazo e encoraja a realização das reformas estruturais para resolver os problemas e estabilizar o serviço da dívida a um nível administrável", comentou a economista Sarah Carlson, da Moody's. "Mas os riscos macroeconômicos e de implantação do programa justificam o rebaixamento do crédito."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário