sexta-feira, 29 de julho de 2011

França culpa pilotos pelo acidente da Air France

Os pilotos foram responsabilizados pelo acidente com o voo 447 da Air France que fazia a rota Rio-Paris em 31 de maio de 2009, concluiu o escritório de investigação de acidentes aéreos da França, reportado no jornal Le Monde. Todas as 228 pessoas a bordo morreram quando o Airbus 330 caiu no Oceano Atlântico.

É a primeira manifestação oficial desde que os investigadores examinaram as gravações e outros dados coletados nas caixas-pretas do avião.

A análise revelou que os pilotos cometeram diversos erros e falharam ao não seguir o comportamento-padrão para o tipo de emergência que enfrentavam. Eles deveriam ter baixado o nariz do avião para manter a estabilidade, mas empinaram o aparelho, que subiu e teria chegado a uma altitude onde o ar mais rarefeito não conseguiu sustentá-lo.

O congelamento das sondas que medem a velocidade do Airbus, apontadas anteriormente como causa do acidente por indicar velocidades erradas que levaram ao desligamento do piloto automático, é citado pelos investigadores. Eles culpam os pilotos por não terem seguido as regras básicas para enfrentar uma tempestade em altitude elevada.

Nenhum comentário: