sábado, 30 de julho de 2011

Republicanos rejeitam proposta democrata nos EUA

Depois da maioria governista no Senado dos Estados Unidos derrubar ontem a proposta aprovada na Câmara pela oposição republicana para aumentar o teto da dívida pública do país, o líder oposicionista no Senado, Mitch McConnell, advertiu hoje que o plano do líder da maioria democrata, senador Harry Reid, não tem a menor chance de ser aprovado.

Para evitar a obstrução, a maioria governista precisa de 60 votos no Senado. Não tem.

A votação estava prevista para uma hora da madrugada deste domingo em Washington, 2h em Brasília.

McConnell pediu a volta da Casa Branca às negociações para evitar a paralisação do governo federal americano por falta de dinheiro depois de 2 de agosto de 2011. Nesta data, a dívida pública dos EUA vai atingir o limite legal de US$ 14,3 trilhões.

Em pronunciamento de rádio disponível na Internet, o presidente Barack Obama apelou aos parlamentares para que cheguem a um acordo, argumentando que a dívida dos EUA não é impagável. Ele disse que os EUA têm uma nota de crédito máxima, AAA, mas não um sistema político AAA.

Assim, se houver um calote a partir de terça-feira nos pagamentos de aposentados, assalariados, investidores e empresas com contratos com o governo americano, na opinião do presidente, a falência será política e não econômica.

Nenhum comentário: