LONDRES - Apesar da advertência dos economistas de que um calote ainda que parcial teria consequências catastróficas para a economia dos Estados Unidos, 42% dos americanos são contra a elevação do teto da dívida pública do governo federal, que passa de US$ 14,2 trilhões; 22% são a favor, indica pesquisa divulgada hoje.
No momento, um impasse político entre o Congresso, onde a oposição republicana tem maioria na Câmara, e a Casa Branca impede uma solução do problema O presidente Barack Obama quer aumentar impostos, enquanto os republicanos insistem em fazer o ajuste fiscal apenas cortando gastos públicos.
Depois de rebaixar as dívidas públicas da Grécia, Irlanda e Portugal para lixo ou papéis podres, agora as agências de avaliação de risco ameaçam rebaixar a nota de crédito dos títulos do Tesouro dos EUA. Eles não virariam lixo porque têm hoje a nota máxima, mas subiriam os juros para refinanciar a dívida.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário