sexta-feira, 29 de julho de 2011

EUA crescem no menor ritmo pós-crise

A maior economia do mundo ficou praticamente estagnada no primeiro trimestre de 2011 e teve crescimento medíocre no segundo, registrando seu menor crescimento desde que se recuperou da Grande Recessão de 2008-9.

De abril e junho, os Estados Unidos avançaram num ritmo que projeta uma expansão anual de apenas 1,3%. Pior ainda: o dado do primeiro trimestre foi revisado de 1,9% para apenas 0,4% ao ano, informa o jornal The Washington Post.


A queda do produto interno bruto durante a Grande Recessão também foi maior do que calculada anteriormente. Do último trimestre de 2007 ao primeiro de 2009, a economia americana encolheu 5,1%, em vez dos 4,1% da estimativa anterior.


Esses números mostram que os EUA ainda não retomaram o nível de produção anterior à crise.

Com a crise entre a Casa Branca e o Congresso em torno da elevação do teto da dívida pública, a economia foi ainda mais abalada, complicando os planos de reeleição do presidente Barack Obama.

O presidente deve fazer mais um pronunciamento em breve para tentar mobilizar a opinião pública a pressionar a oposição republicana a fechar um acordo e evitar um calote nos pagamentos do governo americano.

Nenhum comentário: