Sem a presença de Alan García, que concluiu seu segundo mandato, o candidato nacionalista de esquerda Ollanta Humala assumiu hoje a Presidência do Peru com a promessa de manter o modelo econômico que deu ao país uma taxa de crescimento média de 7% ao ano nos últimos cinco anos e fazer investimentos sociais para combater a pobreza.
Para tranquilizar o mercado, que derrubou a Bolsa de Lima no dia seguinte à vitória de Humala, os ministérios da área econômica foram entregues a empresários.
O novo presidente anunciou a intenção de criar um imposto sobre as mineradoras, provavelmente para fazer obras sociais nas regiões onde essas empresas atuam, onde há muitos conflitos e rejeição ao capital estrangeiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário