quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

EUA pressionariam Chávez a não invadir Cuba

Quando o presidente Fidel Castro teve uma grande hemorragia intestinal, em julho de 2006, e foi obrigado a entregar o poder ao irmão em Cuba, os Estados Unidos tiveram medo de que o presidente da Venezuela interviesse militarmente no país, revelam novos documentos sigilosos da diplomacia americana revelados pela organização não governamental WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol El País.

O embaixador dos EUA em Caracas pediu ao Departamento de Estado que advertisse o presidente Hugo Chávez a não invadir a ilha, se Fidel morresse e houve conflito social.

Fidel teve uma grave hemorragia a bordo de um avião onde não havia nenhum médico. Depois, ainda teria se recusado a fazer uma colostomia, o que teria agravado a situação.

Outra revelação do WikiLeaks: a queda do vice-presidente Carlos Lage, que era encarregado das reformas econômicas, e do ministro do Exterior Felipe Pérez-Roque deixou a União Europeia e o Japão sem seus melhores interlocutores no governo cubano.

Há também uma mensagem que revela que o regime comunista cubano coopera com os EUA no combate ao tráfico de drogas e lamenta a falta de colaboração da Jamaica.

Nenhum comentário: