JOANA D'ARC ATACA PARIS
Em 1429, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), Joana d'Arc, a maior heroína da história da França, tenta derrubar o Duque da Borgonha, aliado de Henrique VI, da Inglaterra, e tomar Paris para o recém-coroado rei Carlos VII.
O conflito entre França e Inglaterra tem origem na invasão normanda de Guillherme, o Conquistador, que conquista Londres em 1066. Seu reino ia da Normandia, no Norte da França, ao Sul da Inglaterra. Esta reivindicação de soberania de um país sobre o outro perdura séculos, até as guerras napoleônicas, quando o Reino Unido abre mão da soberania por medo de que Napoleão reivindique a coroa britânica.
A Guerra dos Cem Anos começa quando Eduardo III, da Inglaterra, reivindica a coroa francesa depois da morte de seu tio Carlos IV, da França. Em 1415, Henrique V, da Inglaterra, ganha a Batalha de Agincourt e conquista a coroa da França. É nesta fase que Joana d'Arc, uma jovem camponesa entra em ação.
Ela ganha fama no Cerco de Orleans, de 12 de outubro de 1428 a 8 de maio de 1429. Fica conhecida como a Donzela de Orleans. Chega a Saint-Denis, nos arredores de Paris, em 26 de agosto de 1429, e quer atacar a capital francesa.
Carlos VII chega no dia 7 de setembro e o combate começa no dia seguinte, com ataques às portas de Saint-Honoré e Saint-Denis. Ela tenta retomar a ofensiva no dia 9, mas o rei ordena o recuo. A derrota em Paris reduz seu prestígio com a aristocracia francesa.
Joana d'Arc é capturada pelas forças de Borgonha em 23 de maio de 1430 e queimada na fogueira pelos ingleses em 30 de maio, o que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill viria a considerar um grande erro porque a torna mártir.
Na era napoleônica, ela passa a ser cultuada. É beatificada 1909 e vira Santa Joana d'Arc em 1920.
DAVID DE MICHELANGELO
Em 1504, uma das esculturas mais famosas do mundo, o David, de Michelangelo Buonarroti, é apresentada ao público pela primeira vez, em Florença, na Itália.
O David é esculpido em mármore de 1501 a 1504 e colocado na frente do Palazzo Vecchio (Palácio Velho). A obra original está hoje na Academia.Há cópias em duas praças de Florença.
NOVA AMSTERDÃ VIRA NOVA YORK
Em 1664, o governador da Nova Holanda, Peter Stuyvesant, se rende em Nova Amsterdã para uma esquadra da Inglaterra sob o comando do coronel Richard Nicolls, que muda o nome da cidade para Nova York em homenagem ao Duque de York, o futuro rei Jaime II, que organizara a expedição.
Com a expansão da Nova Holanda para o que hoje são parte de Long Island e dos estados de Connecticut e Nova Jérsei, houve conflitos com os nativos. Em 1641, começa uma longa guerra entre os colonos e os índios Manhattan, com mais de mil mortos.
CERCO DE LENINGRADO
Em 1941, a Alemanha Nazista começa o Cerco de Leningrado, hoje São Petersburgo, a segunda maior cidade da União Soviética, berço da Revolução Comunista. É um dos episódios marcantes da Segunda Guerra Mundial (1939-45). O cerco dura 872 dias (2 anos, 4 meses, 2 semanas e 5 dias) em que morrem pelo menos 800 mil, talvez 1 milhão de pessoas.
No primeiro dia, os alemães bombardeiam os depósitos de comida para a cidade se render pela fome, que chega num inverno rigoroso, com temperaturas de menos 40 graus centígrados. As pessoas queimam móveis e livros para se aquecer.
Com a escassez de comida, surge um mercado de carne humana. Os pais proíbem os filhos jovens de sair de casa. A polícia cria uma divisão de canibalismo.
Toda a população é convocada a erguer barreira nos limites da cidade para barrar o avanço do inimigo. No início de novembro, o cerco ao redor de São Petersburgo se fecha. O único acesso é pelo Lago Ladoga. A ração diária para os civis é reduzida a 125 gramas de pão por dia.
O Cerco de Leningrado dura até 27 de janeiro de 1944, quando o avanço do Exército Vermelho rompe as linhas alemãs. Depois do Holocausto, é considerado o pior caso de genocídio da Segunda Guerra Mundial.
ALTHEA GIBSON GANHA CAMPEONATO DOS EUA
Em 1957, Althea Gibson é a primeira pessoa de origem africana a ganhar o Campeonato Nacional de Tênis dos Estados Unidos (hoje Torneio Aberto dos EUA), com a vitória por 2-0 (6-3, 6-2) sobre Louise Brough. Recebe o troféu do vice-president Richard Nixon.
Dois meses antes, Gibson se tornara a primeira pessoas de origem africana a vencer o Campeonato de Wimbledon, diante a rainha Elizabeth II. Um ano antes, ganhara na França como primeira tenista de origem africana a triunfar em torneio do Grand Slam.
Ao todo, ela ganha 11 torneios do Grand Slam, 5 de simples, de 5 de duplas femininas, inclusive ao lado da brasileira Maria Esther Bueno, e um de duplas mistas.
FORD PERDOA NIXON
Em 1974, o presidente Gerald Ford (1974-77) perdoa o ex-presidente Richard Nixon (1969-74) por todos os crimes que possa ter cometido quando governava os Estados Unidos.
Nixon é vice-presidente de Dwight Eisenhower (1953-61) e perde a eleição de 1960 para John Kennedy. Com a desmoralização de Lyndon Johnson (1963-69), vice-presidente e sucessor de Kennedy, por causa da Guerra do Vietnã, chega a Casa Branca em 1969.
A invasão de sede do diretório nacional do Partido Democrata pelo grupo de encanadores da Casa Branca durante a campanha eleitoral, em 16 de junho de 1972, em causa o Escândalo de Watergate. Nixon se reelege com facilidade, mas a descoberta do envolvimento direto do governo e as tentativas de obstruir a investigação levam à abertura de um processo de impeachment. Quando perde o apoio do Partido Republicano, renuncia, em 9 de agosto de 1974. É perdoado um mês depois.
Ford se justifica perante a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes com o argumento de que quer acabar com a divisão nacional em torno do Escândalo de Watergate.
Único presidente não eleito da história dos EUA, Ford preside a Câmara e se torna presidente quando o vice eleito com Nixon, Spiro Agnew, é afastado por corrupção.
Em 2001, Ford recebe o Prêmio Perfil de Coragem da Fundação Biblioteca John F. Kennedy por perdoar Nixon. Ao justificar o prêmio, a fundação declarou que Ford colocou o amor ao país acima da carreira política.
Depois de perder a eleição de 1976, Ford abandona a política. Morre aos 93 anos em 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário