terça-feira, 12 de setembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 12 de Setembro

FIM DO CERCO DE VIENA

    Em 1683, o cerco de Viena, capital da Áustria e do Sacro Império Romano-Germânico, termina quando uma força sob o comando de João III Sobieski, da Polônia e da Lituânia, vence os turcos do Império Otomano.

A Batalha de Viena, travada no Monte Kahlenberg, põe fim a dois meses de cerco meses da cidade e consolida a hegemonia da Dinastia de Habsburgo sobre a Europa Central. O rei da Polônia e da Lituânia l lidera um exército de 84.450 soldados de uma aliança de austríacos, alemães e poloneses.

O cerco começa em 14 de julho de 1683, quando um exército de 90 mil turcos tenta tomar Viena. É um momento decisivo em 300 anos de guerras entre os reinos da Europa Central e o Império Otomano. Nos próximos 16 anos, os Habsburgo tomaram gradualmente o Sul da Hungria e a Transilvânia, hoje parte da Romênia.

PINTURA RUPESTRE

    Em 1940, quatro adolescentes que entram numa passagem estreita atrás de seu cachorro descobrem a Caverna de Lascaux, perto de Montignac, na França, que guarda uma das maiores e mais lindas coleções de arte pré-histórica.

A Gruta de Lescaux, de 20 metros de largura e pouco menos de 5 m de altura, abriga 600 desenhos  pinturas de animais nas paredes e 1,5 mil entalhes produzidos de 17 a 15 mil anos atrás, durante o período Paleolítico Superior, numa das maiores coleções de arte rupestre.

Há apenas uma figura humana com cabeça de pássaro e pênis ereto. Os arqueólogos acreditam que eram usados em rituais religiosos para melhorar a caça. Não era uma arte para exibir publicamente.

MUSSOLINI LIBERTADO

    Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), forças especiais da Alemanha Nazista libertam o líder fascista Benito Mussolini da prisão na região das montanhas do Grã-Sasso.

O ditador fascista chega ao poder em 31 de outubro de 1922, três dias depois da Marcha sobre Roma, e faz aliança com Adolf Hitler, ditador da Alemanha Nazista, formando o Eixo, que combate os aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Quando os aliados invadem a Itália, Mussolini é deposto, em 25 de julho de 1943. É libertado pelos alemães e volta ao poder com a República Social Italiana, proclamada em 23 de setembro nos territórios ainda dominados pelo nazifascismo.

Com a invasão da Normandia, na França, em 6 de junho de 1944, os aliados ocidentais deslocam o foco da guerra para a França e a Alemanha. No fim da guerra, os aliados retomam a ofensiva na Itália. Em 28 de abril de 1945, Mussolini é preso e executado por guerrilheiros comunistas da resistência italiana.

KRUSCHEV SUCEDE STALIN

    Em 1953, seis meses depois da morte do ditador Josef Stalin (1927-54), o russo Nikita Kruschev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética.

Kruschev nasce Kilinovka, na Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, em 1894 numa família de camponeses e trabalha como mecânico em minas antes de entrar para o partido em 1918, depois da Revolução Bolchevique.

Em 1929, vai para Moscou, onde está durante o Holodomor, o genocídio dos camponeses da Ucrânia que resistem à coletivização da agricultura sob Stalin, o que provoca uma grande fome. Pelo menos 3,9 milhões de ucranianos morrem em 1933 e 1934.

Leal a Stalin, Kruschev sobe no PC em plena era de expurgos e processos forjados. Em 1938, é nomeado primeiro-secretário do Partido Comunista da Ucrânia.

Com a morte de Stalin, em 5 de março de 1953, Kruschev vence Georgy Malenkov na disputa pela liderança comunista, e afasta Laurenti Beria, o chefe da polícia política de Stalin, a NKVD.

Para consolidar o poder, Kruschev denuncia o culto da personalidade e os crimes do stalinismo no 20º Congresso do PCUS, em 25 de fevereiro de 1956, e anuncia um processo desestalinização. Em 1937 e 1938, no auge do Grande expurgo stalinista, 1,5 milhão de pessoas são presas, a grande maioria filiada ao partido, e 680,5 mil são mortas pela repressão política na URSS.

Nikita Kruschev é o líder soviético do início da corrida espacial, quando a URSS sai na frente, autoriza a construção do Muro de Berlim e a instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba, causa da Crise dos Mísseis, o momento de maior risco de guerra nuclear da Guerra Fria. 

Ele cai em 14 de outubro de 1964 numa disputa pelo poder dentro do regime comunista. É substituído por uma troika formada por Leonid Brejnev, Alexei Kossiguin e Nicolai Podgorny. Depois, Brejnev, secretário-geral do partido, se torna líder supremo.

QUEDA DO IMPERADOR ETÍOPE

    Em 1974, o imperador Hailé Selassié, da Etiópia, é deposto por um comitê militar revolucionário.

Ele nasce em 23 de julho de 1892 em Ejersa Gore e é batizado como Tafari Makkonen, herdeiro de uma dinastia que vem do século 13 e traça suas origens no mítico rei bíblico Salomão. Símbolo religioso, é considerado um Deus vivo pelo movimento rastafári, que tinha entre 600 e 800 mil seguidores em 2005.

Quando a Itália fascista de Benito Mussolini invade a Etiópia em 1935, Selassié vai para o exílio e percorre o mundo fazendo campanha para recuperar seu reino. Torna-se um símbolo da África, o que aumenta a idolatria. Volta à Etiópia em 1941, depois que os britânicos derrotam os italianos na Campanha da África Oriental.

No poder, anexa a Eritreia e reprime com violência os conflitos étnicos dentro da Etiópia. Uma grande fome, em 1972 e 1973, aumenta a oposição a seu governo, deposto por um golpe militar de inspiração marxista.

BIKO ASSASSINADO

    Em 1977, o médico e ativista político negro Steve Biko, fundador do Movimento da Consciência Negra, morre em Pretória, a capital da África do Sul, depois de várias sessões de tortura, e se torna um mártir e símbolo da luta contra o regime segregacionista do apartheid e a ditadura da minoria branca.


Stephen Bantu Biko nasce em 18 de dezembro de 1946 em Tarkastad. Líder estudantil, cria o Movimento da Consciência Negra para mobilizar a maioria sul-africana a lutar contra o apartheid. Uma de suas frases famosos é "preto é lindo", para fortalecer a autoestima: "Você esta bem como é. Comece a olhar para si mesmo como um ser humano."

Expulso da Universidade de Natal em 1972, é banido pela ditadura dos brancos em 1973. Mesmo assim, é um dos articuladores da Revolta de Soweto, em 16 de junho de 1976, e vira ainda mais um alvo das autoridades. Preso em 18 de agosto de 1977 numa barreira policial, é torturado repetidas vezes até a morte.

HARLEM GLOBETROTTERS PERDEM

    Em 1995, depois de 24 anos invictos e 8.829 vitórias, o time de basquete de exibição americano Harlem Globetrotters perdem em Viena, na Áustria para o time de veteranos Todas as Estrelas de Kareem Abdul-Jabbar por 91-85.


Aos 48 anos, Abdul-Jabbar, que era maior cestinha da história da NBA (Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos até ser superado neste ano por Lebron James, faz 34 pontos.

Nenhum comentário: