O procurador especial Jack Smith denunciou hoje o ex-presidente Donald Trump com quatro acusações pela tentativa de fraudar o resultado da eleição de novembro de 2020 para permanecer no poder, num "ataque sem precedentes ao centro da democracia nos Estados Unidos." Trump deve se apresentar na quinta-feira numa vara da Justiça Federal de primeira instância em Washington para ouvir as acusações.
É o terceiro processo criminal contra o ex-presidente, que luta pela reeleição para não ser preso. São quatro acusações: conspiração para fraudar o resultado da eleição, duas relacionadas ao ataque ao Congresso em 6 de janeiro de 2021 para impedir a certificação da vitória do presidente Joe Biden e outra por tentar alterar o resultado das eleições em sete estados (Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Novo México, Pensilvânia e Wisconsin).
O assalto ao Capitólio foi "fomentado por mentiras", dizem os procuradores. "Apesar de ter perdido, o réu estava determinado a ficar no poder. Então, por mais de dois meses espalhou mentiras sobre fraudes eleitorais capazes de alterar o resultado. Estas alegações são falsas e o réu sabe que são." Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário