O ex-presidente Donald Trump se apresentou nesta quinta-feira no tribunal federal de Washington e se declarou inocente das quatro acusações por tentativa fraudar o resultado da eleição de 2020 para ficar no poder, num golpe de Estado sem precedentes na história dos Estados Unidos, onde há mais de 130 anos há uma transição pacífica quando é eleito um novo presidente. Trump se declarou vítima de uma perseguição política por ser candidato à Casa Branca em 2024.
A juíza Moxila Upadhyaya chegou com 15 minutos de atraso à sala de sessões, onde Donald Trump aguardava nervoso ao lado dos advogados Todd Blanche e John Lauro. Na mesma sala onde o presidente Richard Nixon foi intimado a entregar as fitas com as gravações das conversas secretas na Casa Branca, o ex-presidente deu seu nome: Donald John Trump. Idade: 77 anos.
Depois de dizer a Trump que ele tinha o direito de ficar calado para não se incriminar, a juíza citou as principais acusações e a pena máxima para cada uma. Conspiração contra as instituições: 5 anos. Obstrução de procedimento oficial (certificação da vitória de Joe Biden): 20 anos. Conspiração para impedir um procedimento oficial: 25 anos. Conspiração para violar os direitos (ao negar o direito de votar e de ter o voto contado honestamente em sete estados onde tentaram mudar o resultado da eleição presidencial).
Na denúncia, o procurador especial Jack Smith alegou que Trump mentiu deliberadamente durante mais de dois meses dizendo que houve fraude e ele era o legítimo vencedor da eleição. Assim, o presidente derrotado incitou seus seguidores a atacar o Congresso em 6 de janeiro de 2021 para impedir a confirmação da vitória de Biden.
A audiência durou 27 minutos. "Hoje é um dia triste para os EUA, a perseguição de um adversários políticos...algo que nunca deveria acontecer", declarou pouco tempo depois o ex-presidente, tentando fazer dos processos algo positivo para sua campanha eleitoral nas primárias do Partido Republicano. Trump e franco favorito, com 54% das preferências, mais de três vezes mais do que o segundo colocado. Nas pesquisas para a eleição nacional, Biden e Trump estão empatados em 43%..
Se for condenado pelas quatro acusações, Trump está sujeito a uma pena máxima de 55 anos de reclusão.
Ele já era réu em dois processos criminais, por levar para casa documentos secretos capazes de comprometer a segurança nacional dos EUA e por falsificar documentos para encobrir, durante a campanha eleitoral de 2016, um pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô com que teve um caso.
Ao todo, são três processos com 78 acusações. Também deve ser denunciado em breve por pressionar autoridades do estado da Geórgia a mudar o resultado da eleição de 2020 para lhe dar a vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário