terça-feira, 8 de agosto de 2023

Hoje na História do Mundo: 8 de Agosto

NASCIMENTO DE ZAPATA

    Em 1879, nasce em San Miguel Anenecuilco, no estado de Morelos, no México, Emiliano Zapata Salazar, o Caudilho do Sul ou Átila do Sul, um camponês, chefe militar e herói nacional por ser um dos líderes da Revolução Mexicana (1910-17). 

Ideólogo, ativista político e revolucionário, Zapata participa de lutas sociais pela reforma agrária, justiça social, liberdade, igualdade e democracia social, com propriedade comunitária da terra e respeito a indígenas, camponeses e trabalhadores, vítimas da oligarquia e dos latifundiários durante o Porfiriato, a ditadura de Porfirio Díaz (1876-1911).

Aos nove anos, ao presenciar a expulsão de camponeses por grandes fazendeiros, jurou que faria devolver as terras quando fosse grande. Em 1910, quando Francisco Madero apresenta o Plano de San Luis Potosí, que marca o início da Revolução Mexicana, gosta do artigo que promete devolver as terras aos posseiros e decide aderir à luta armada.

Em 29 de março de 1911, é eleito comandante da Junta Revolucionária do Sul. Sua principal reinvidicação é uma reforma agrária radical: "A terra é de quem trabalha."

Quando Madero se torna presidente, numa reunião no Palácio Nacional, o presidente lhe oferece uma fazenda no estado de Morelos. Zapata responde: "Não, Sr. Madero. Não me levantei em armas para conquistar terras e fazendas. Eu me levantei em armas para que ao povo de Morelos seja devolvido o que lhe foi roubado."

Durante o ano de 1912, Zapata enfrenta o Exército Federal do México. 

Com o assassinato de Madero em 23 de fevereiro de 1913 e a ascensão ao poder de Victoriano Huerta, a revolução se exacerba. O novo presidente envia uma comissão para negociar a paz com Zapata. Ele se nega a fazer acordo com "os assassinos de Madero" e fuzila um emissário de Huerta.

Na época, Zapata controla os estados de Morelos, Guerrero, Puebla, Tlaxcala e parte do estado do México. Torna-se o principal comandante do Exército Revolucionário do Sul. Em 4 de dezembro de 1914, Zapata se encontra em Xochimilco com o outro grande herói da revolução, Pancho Villa.

Com a renúncia de Huerta, toma o poder Venustiano Carranza, comandante do Exército Constitucional, que luta contra Villa e Zapata, e se torna presidente constitucional do México em 1917. Os dois heróis revolucionários são excluídos do Congresso Constituinte instalado naquele ano, mas o constitucionalismo social que defendem está expresso na Constituição, especialmente no artigo 27.

Por ordem de Carranza, Zapata é assassinado numa emboscada na Fazenda Chinameca, em Morelos, em 10 de abril de 1919.

JULGAMENTO DE NUREMBERGUE

    Em 1945, os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido e a França assinam o Acordo de Londres para processar os líderes da Alemanha Nazista no Julgamento de Nurembergue.

De 20 de novembro de 1945 a 1º de Outubro 1946, o Tribunal Militar Internacional julgou, em Nurembergue, na Alemanha, 21 líderes nazistas que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial (1939-45) por "guerra de agressão", crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Doze foram condenados à morte: Hermann Göring, Martin Bormann, Joachim von Ribbentrop, Wilhelm Keitel, Ernst Kaltenbrunner, Alfred Rosenberg, Hans Frank, Wilhelm Frick, Julius Streicher, Alfred Jodl, Fritz Sauckel e Arthur Sayss-Inquart.

Dez são enforcados em 16 de outubro de 1946. Göring se suicida na véspera, ingerindo uma cápsula de cianeto de potássio. Bormann é condenado à revelia. Está desaparecido. Pode ter se matado ou morrido ao tentar fugir de Berlim em 2 de maio de 1945, no fim da guerra na Europa.

NIXON ANUNCIA RENUNCIA

    Em 1974, sob ameaça de impeachment, depois de perder o apoio do Partido Republicano no Congresso, Richard Nixon anuncia em rede nacional de televisão a renuncia à Presidência dos Estados Unidos por causa da invasão da sede do Partido Democrata em Washington durante a campanha eleitoral de 1972 e das manobras de obstrução de justiça no Escândalo de Watergate.


Nixon renuncia formalmente no dia seguinte. Seu sucessor, Gerald Ford, lhe concede o perdão presidencial por todos os crimes possivelmente cometidos no exercício da Presidência, sob a alegação de que era preciso pacificar o país. Todos os ministros condenados são presos.

Ford é o único presidente não eleito da história dos EUA. Era presidente da Câmara. Antes da queda de Nixon, o vice-presidente Spiro Agnew renuncia em 10 de outubro de 1973, depois de ser alvo de inquérito por conspiração criminosa, suborno, extorsão e fraude por aceitar propina de empresas que tinham negócios com o estado de Maryland quando era governador.

Agnew nega todas essas acusações, mas admite evasão de impostos e deixa a vice-presidência. Assim, Ford sucede a Nixon e perde a eleição de 1976 para Jimmy Carter.

TIME DOS SONHOS

    Em 1992, o Time dos Sonhos dos Estados Unidos, com astros como Larry Bird, Michael Jordan e Magic Johnson (foto), vence a Croácia por 117-85 e conquista a medalha de ouro do basquete masculino na Olimpíada de Barcelona.

Os atletas profissionais não participam dos Jogos Olímpicos. Mesmo assim, os EUA têm ampla supremacia. Conquistam sete títulos sem perder um jogo de 1936 a 1968. Em 1972, perdem a final para a União Soviética.

A revanche demorou. Em 1976, a Iugoslávia vence a URSS na semifinal. Os EUA boicotam a Olimpíada de Moscou, em 1980, por causa da invasão soviética no Afeganistão. Em resposta, a URSS boicota a Olimpíada de 1984, em Los Angeles. Em 1988, em Atlanta, nos EUA, os norte-americanos perdem para os soviéticos na semifinal.

No ano seguinte, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) decide autorizar a participação de profissionais nas olimpíadas. O Time dos Sonhos estreia no Torneio Pré-Olímpico, se classifica com vantagens de 38 a 79 pontos. Em Barcelona, é campeão invicto com vantagens de 27 a 68 pontos.

Um comentário:

Jorge Antonio Barros disse...

Ano que vem portanto serão 50 anos da renúncia de Nixon e muitas governante pelo mundo não aprendeu nada com a experiência do americano. O ser humano é inviável, como dizia Millôr Fernandes