sábado, 12 de agosto de 2023

Hoje na História do Mundo: 12 de Agosto

  MORTE DE CLEÓPATRA: SUICÍDIO OU ASSASSINATO?

    Em 30 antes de Cristo, Cleópatra, rainha do Egito e amante de Caio Júlio César e Marco Antônio, se mata com uma picada de cobra diante da derrota de seu exército para Otávio, que três anos depois vira imperador romano com o nome de Otávio César Augusto, ou é assassinada por agentes de Otávio.

Filha de Ptolomeu XII, Cleópatra nasce em 69 AC e se torna a rainha Cleópatra VII, do Egito, quando o pai morre, em 51 AC. Eles fazem parte de uma dinastia macedônica que assume o poder no Egito depois da morte de Alexandre, o Grande, em 323 AC.

Em 47 AC, começa uma guerra civil entre ela e o irmão. Roma, a maior potência da Europa na época, também está em guerra civil entre Júlio César e Cneu Pompeu, ambos membros do primeiro triunvirato. Vencido por César na Grécia, Pompeu foge para o Egito, mas é morto por agentes do rei Ptolomeu XIII.

César vai para Alexandria e decide impor a Pax Romana ao Egito. Cleópatra se alia a César para consolidar o poder no Egito. É entregue ao general romano enrolada num tapete. Linda e fascinante, ela seduz César e torna-se sua amante. Tem um filho com César, Cesarion.

Quando César volta para Roma, Cleópatra e Cesarion vão junto. Ela vive discretamente numa casa de campo que o general tinha perto da Cidade Eterna. Com a morte de César, em 44 AC, Cleópatra volta para o Egito e Roma cai em nova guerra civil, que termina em 43 AC com a formação do segundo triunvirato: Otávio, sobrinho e sucessor designado de Júlio César, o general Marco Antônio e Lépido.

Marco Antônio, encarregado das províncias orientais de Roma, na época ainda uma república, convoca Cleópatra para um encontro em Tarso, na Ásia Menor, em 41 AC. Ela chega numa balsa magnífica fantasiada de Vênus, a deusa do amor, e seduz mais um general romano.

Em 40 AC, para emendar as relações, Antônio volta a Roma e casa com Otávia, irmã de Otávio. Em 37 AC, ele se separa e encontra Cléopatra, que lhe dá dois gêmeos, na Síria. Partidários de Otávio o acusam de se casar com uma estrangeira, o que é proibido pela lei romana.

Uma derrota militar em Pártia, hoje parte do Irã, em 36 AC reduz o prestígio de Marco Antônio. Ele se reabilita ao vencer na Armênia em 34 AC, quando faz uma marcha triunfal em Alexandria ao lado da rainha, de Cesarion e de seus filhos. Em Roma, é acusado de querer entregar Roma nas mãos de estrangeiros.

Otávio declara guerra a Cleópatra, e indiretamente a Marco Antônio, em 31 AC. Eles se enfrentam na Batalha do Ácio, uma batalha naval, na Grécia, em 31 AC. Uma semana depois, as forças terrestres de Marco Antônio se rendem, mas Otávio leva quase um ano para chegar a Alexandria e vencer Marco Antônio mais uma vez.

Cleópatra se refugia no mausoléu que mandara construir para si mesma. Ao ser informado erradamente da morte da rainha, Marco Antônio se suicida se jogando sobre sua espada, mas fica sabendo que ela está viva e é levado para morrer nos braços da amada. 

A rainha do Egito não consegue seduzir mais um general romano e morre no mausoléu, oficialmente por suicídio, mordida por uma cobra, mas o historiador romano Plutarco, quem mais escreveu sobre Cleópatra, disse: "O que aconteceu naquele mausoléu ninguém realmente sabe."

MORTE DE THOMAS MANN

    Em 1955, o escritor Thomas Mann, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e considerado o maior autor alemão do século 20, morre perto de Zurique, na Suíça.

Thomas Mann nasce em Lubeck em 6 de junho de 1875. Quando o pai morreu, em 1891, ele vai para Munique, a capital da Baviera, um importante centro econômico, artístico e cultural, onde vive até 1933. Seus livros de maior sucesso são a Morte em Veneza (1912) e A Montanha Mágica (1924), que lhe valeram o Nobel em 1929.

MURO DE BERLIM

    Em 1961, a Alemanha Oriental ultima os preparativos para a construção do Muro de Berlim, símbolo da divisão do mundo durante a Guerra Fria até sua abertura, em 9 de novembro de 1989. A obra começa na madrugada do dia 13.

Quando termina a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Alemanha é ocupada e dividida pela União Soviética, que toma Berlim, os Estados Unidos, o Reino Unido e a França. As partes sob o controle dos aliados ocidentais formam a Alemanha Ocidental, e a parte soviética, a Alemanha Oriental, sob um regime comunista. Berlim fica do lado oriental e é dividida em Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

Com a reconstrução do pós-guerra, a prosperidade e a liberdade do lado ocidental, logo os alemães-orientais começam a fugir para o Ocidente. Depois de fuga de 2,5 milhões, a Alemanha Oriental decide erguer um muro ao redor de Berlim Ocidental e a proibir seus cidadãos de sair do país.

Desde que o muro foi erguido, cerca de 5 mil alemães-orientais escaparam e cerca de 200 foram mortos na fuga. Em 1987, o então presidente norte-americano fez um apelo ao secretário-geral do Partido Comunista da URSS para "derrubar este muro". Dois anos depois, o muro foi aberto em meio a uma série de revoluções democráticas na Europa Oriental.

MAIS POPULARES DO QUE JESUS?

    Em 1966, entrevista coletiva, o beatle John Lennon pede desculpas por ter declarado em março daquele ano que para alguns jovens os Beatles "são mais populares do que Jesus Cristo".

A declaração provoca grandes protestos, especialmente nos Estados Unidos, onde religiosos fanáticos convocam manifestações para destruir, quebrar e queimar coletivamente discos e cartazes da banda e rádios passam a boicotá-los.

"Eu não estava dizendo o que quer que eles disseram que eu estava dizendo. Lamento realmente o que disse. Nunca quis que fosse uma coisa ruim e antirreligiosa. Peço desculpas se isso vai deixá-los felizes. Ainda não sei bem o que eu fiz. Tentei dizer para vocês o que eu fiz, mas se querem que eu peça desculpas, se isso vai deixá-los felizes, então está ok, eu peço", declarou Lennon, no que foi considerado pelos cristãos um pedido de desculpas pela metade.

TIRANOSSAURO-REI

    Em 1990, o mais completo e bem-preservado esqueleto de um tiranossauro-rei é encontrado na Reserva Indígena do Rio Cheyenne, no estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, e batizado de Sue, em homenagem a Susan Hendrickson, a paleontóloga responsável pela descoberta.

O fóssil de 67 milhões de anos tem 12,8 metros de comprimento. Só a cabeça tem 1,5 m e pesa 272 quilos. O Museu de História Natural de Chicago o comprou por US$ 8,362 milhões num leilão em 1997 depois de anos de batalhas judiciais em torno de sua propriedade. Está em exposição no museu desde 17 de maio de 2000.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima matéria sobre a enigmática mulher que abalou corações e poderes.