O primeiro-ministro Silvio Berlusconi foi totalmente derrotado em referendos que acabaram revogando quatro leis da Itália. Mais de 90% dos eleitores que foram às urnas votaram contra o governo.
Na primeira questão, 96% repudiaram uma lei que privatiza os serviços públicos, inclusive o abastecimento de água, que é um monopólio natural.
Mais de 96% foram contra a lei que garantirias às empresas lucro compatível com o custo do serviço, autorizando-as a cobrar taxas e tarifas.
Quase 95% negaram ao governo o direito de decidir instalar usinas nucleares no país em caráter de urgência. Berlusconi queria construir mais quatro usinas, mas o projeto se tornou politicamente inviável depois do acidente nuclear de Fukushima, no Japão.
Por último, 95% rejeitaram a norma conhecida como "legítimo impedimento", que permitia a políticos justificar a ausência a audiências na Justiça com a desculpa de ter compromissos institucionais. Essa lei beneficiava diretamente Berlusconi, envolvidos em escândalos sexuais e de corrupção.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário