segunda-feira, 13 de junho de 2011

Berlusconi sofre derrotas esmagadoras

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi foi totalmente derrotado em referendos que acabaram revogando quatro leis da Itália. Mais de 90% dos eleitores que foram às urnas votaram contra o governo.

Na primeira questão, 96% repudiaram uma lei que privatiza os serviços públicos, inclusive o abastecimento de água, que é um monopólio natural.

Mais de 96% foram contra a lei que garantirias às empresas lucro compatível com o custo do serviço, autorizando-as a cobrar taxas e tarifas.

Quase 95% negaram ao governo o direito de decidir instalar usinas nucleares no país em caráter de urgência. Berlusconi queria construir mais quatro usinas, mas o projeto se tornou politicamente inviável depois do acidente nuclear de Fukushima, no Japão.

Por último, 95% rejeitaram a norma conhecida como "legítimo impedimento", que permitia a políticos justificar a ausência a audiências na Justiça com a desculpa de ter compromissos institucionais. Essa lei beneficiava diretamente Berlusconi, envolvidos em escândalos sexuais e de corrupção.

Nenhum comentário: