Um dia depois da confirmação de que a maior economia do mundo está em recessão, novos dados revelam a profundidade da crise. As vendas de carros novos tiveram outra queda forte em novembro nos Estados Unidos.
A Chrysler vendeu menos 47%; a General Motors, menos 41%; a Toyota, menos 34%; a Honda, menos 32%.
Hoje, a GM pediu US$ 18 bilhões ao Congresso. A Ford deve pedir US$ 9 bilhões. Em troca, devem assumir o compromisso de produzir carros mais eficientes, que consumam menos e poluam menos, dando sua contribuição à redução das emissões de gases que agravam o efeito estufa.
Para o secretário do Tesouro, Henry Paulson, o setor automobilístico é uma das pedras fundamentais da indústria americana e precisa de ajuda para enfrentar a crise. A falência das Três Irmãs de Detroit deixaria mais 3 milhões de desempregados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário